A
A
Cria de uma baleia azul ao largo da ilha do Pico, nos Açores, da autoria do fotojornalista Luís Quinta.

No rasto das baleias e golfinhos nas águas portuguesas

Fotojornalista e realizador de filmes sobre história natural multipremiado, Luís Quinta tem seguido o rasto dos grandes e pequenos cetáceos nas águas nacionais. Da Costa da Caparica às profundezas dos Açores, passando pela Arrábida ou Sesimbra, deixa-nos uma visita guiada ao percurso de baleias, orcas e golfinhos que nascem no território ou o visitam em migrações regulares.
3 min

Com o mediterrâneo, o oceano Atlântico e dois arquipélagos em mar aberto, as águas portuguesas surpreendem pela diversidade de espécies e por serem ponto de passagem dos maiores animais marinhos do planeta, como a baleia azul ou o tubarão-baleia.

Entre a enorme diversidade de golfinhos e baleias, podemos contar com as migrações regulares de grandes animais, quer pelo continente, quer ao largo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Todos os anos são avistadas e registadas muitas baleias azuis, baleias comuns, cachalotes, baleias de bossa e orcas, entre muitos outros gigantes marinhos.

Com as águas mais quentes durante a Primavera e o Verão, milhares de golfinhos procuram a abundância de peixe junto da costa portuguesa. Golfinhos comuns, golfinhos riscados, golfinhos roazes, e nos arquipélagos dos Açores e Madeira, golfinhos pintados são observados em grandes grupos, muitas vezes, com mais de uma centena de animais. 

Podem ainda ser avistadas outras espécies de médio porte, como as baleias piloto ou os grampos.

Há várias espécies de baleias de bico descritas para o nosso território, mas são criaturas muito discretas e pouco abundantes. Todos os anos, os registos de vários encontros revelam que mesmo esquivas, estas espécies de cetáceos passam nas águas do Açores com regularidade.

Algumas zonas do território nacional têm-se também revelado ótimas maternidades para várias espécies de mamíferos marinhos. São exemplo disso os cachalotes nos Açores, ou as espécies de golfinhos que nadam em águas portuguesas. 

E se, durante anos, muitas destas espécies de cetáceos foram caçadas para fins comerciais, hoje em dia estão protegidas por lei.

Imagem de um golfinho riscado na Fonte da Telha, da autoria do fotojornalista Luís Quinta.
Um gofinho riscado na Fonte da Telha, na Costa da Caparica.
Imagem de um grupo de cachalotes junto à Ilha do Pico, Açores.  Crédito:Luís Quinta.
Um grupo de cachalotes ao largo da Ilha do Pico, Açores.
Imagem da cauda de uma baleia de bossas, tendo ao fundo a ilha do Faial, nos Açores. Crédito: Luís Quinta.
Uma baleia de bossas, tendo ao fundo a ilha do Faial, Açores.
Portuguese, Portugal