O Governo acaba de recomendar a proibição de telemóveis nas escolas para crianças até aos 12 anos. Podem os smartphones ser um estímulo para aprender...
O ano letivo começa com 117 mil alunos sem professor a, pelo menos, uma disciplina. Neste texto, Paulo Guinote fala de três fenómenos «maravilhosos» e...
Veja alguns dos momentos da Escola de Verão 2024 que, este ano, rumou até Peniche. Estiveram reunidos 60 alunos para debater os temas mais marcantes...
Segundo um estudo da consultora EY-Parthenon Portugal, os colégios internacionais duplicaram em Lisboa na última década, fruto do aumento de expatriados e da atração de investidores estrangeiros.
Massacre de Columbine. Dois alunos da escola secundária de Columbine, Colorado, EUA, abrem fogo sobre colegas e professores, matando 13 pessoas e suicidando-se de seguida.
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem determina que os professores que fustigam, batem ou pressionam crianças contra a vontade dos pais estão a violar a Convenção dos Direitos Humanos.
Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), é doutorada em Sociologia, na especialidade de Demografia. Foi diretora da PORDATA - Base de dados de Portugal Contemporâneo, projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde também coordenou a área científica da População. Desempenhou funções dirigentes em diversos organismos públicos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É membro do Conselho Superior de Estatística e membro do Executive Board do Comité Consultivo Europeu de Estatística. Autora e coordenadora de inúmeros estudos publicados sobre a sociedade portuguesa entre os quais «Portugal e a Europa: os números», «Envelhecimento da Sociedade Portuguesa», «Contributos dos imigrantes na demografia portuguesa: o papel das populações de nacionalidade estrangeira» e «Nascer em Portugal» (obra multimédia), entre outras.
Professora de Ciências Naturais do 3º ciclo e secundário e uma das autoras do estudo «Que Ciência se aprende na escola?». É doutorada em Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e mestre pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Professora auxiliar em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e investigadora do Centro de Estudos Sociais. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster. É membro da direção da EMES — International Research Network. A sua investigação tem focado o terceiro setor e as políticas sociais, governação através de parcerias locais, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária e empresas sociais. Em 2021, coordenou o livro «Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal», do Centro de Estudos Sociais.
Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, é Doutorada em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Boa parte da sua atividade profissional tem sido dirigida para a educação de crianças e jovens e para a formação de educadores de infância e de professores do ensino básico, com uma particular atenção ao problema das desigualdades sociais e suas implicações no sucesso escolar das crianças e no desenvolvimento global. Tem desenvolvido vários projetos e colaborado com instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Agência Nacional Ciência Viva.
Secretário de Estado Adjunto e da Educação. É licenciado em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa (FCSH-UCP) e mestre em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2013-2015).
Cofundador da revista de «Política Educativa 20/20», de formato digital. Colaborou com o Fórum para a Liberdade de Educação, no âmbito de estudos sobre políticas públicas de educação. É autor do estudo Escolas para o Século XXI, da Fundação Francisco Manuel dos Santos,