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Educação

FFMS: Themes - Most Recent
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O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
01
Setembro
2022
Segundo um estudo da consultora EY-Parthenon Portugal, os colégios internacionais duplicaram em Lisboa na última década, fruto do aumento de expatriados e da atração de investidores estrangeiros.
20
Abril
1999
Massacre de Columbine. Dois alunos da escola secundária de Columbine, Colorado, EUA, abrem fogo sobre colegas e professores, matando 13 pessoas e suicidando-se de seguida.
25
Fevereiro
1982
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem determina que os professores que fustigam, batem ou pressionam crianças contra a vontade dos pais estão a violar a Convenção dos Direitos Humanos.
10
Novembro
1969
Estreia, na televisão americana, o programa infantil Sesame Street (Rua Sésamo), da autoria de Joan Ganz Cooney e Lloyd Morrisett.
Autor
Maria João Valente Rosa
Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), é doutorada em Sociologia, na especialidade de Demografia. Foi diretora da PORDATA - Base de dados de Portugal Contemporâneo, projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde também coordenou a área científica da População. Desempenhou funções dirigentes em diversos organismos públicos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É membro do Conselho Superior de Estatística e membro do Executive Board do Comité Consultivo Europeu de Estatística. Autora e coordenadora de inúmeros estudos publicados sobre a sociedade portuguesa entre os quais «Portugal e a Europa: os números», «Envelhecimento da Sociedade Portuguesa», «Contributos dos imigrantes na demografia portuguesa: o papel das populações de nacionalidade estrangeira» e «Nascer em Portugal» (obra multimédia), entre outras.

Última atualização: fevereiro de 2019
Autor
Preciosa Silva
Professora de Ciências Naturais do 3º ciclo e secundário e uma das autoras do estudo «Que Ciência se aprende na escola?». É doutorada em Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e mestre pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Última atualização: novembro de 2023
Autor
Sílvia Ferreira
Professora auxiliar em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e investigadora do Centro de Estudos Sociais. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster. É membro da direção da EMES — International Research Network. A sua investigação tem focado o terceiro setor e as políticas sociais, governação através de parcerias locais, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária e empresas sociais. Em 2021, coordenou o livro «Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal», do Centro de Estudos Sociais.

Última atualização: setembro 2023
Autor
Sílvia Calado
Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Última atualização: novembro de 2023
Autor
Helena Tomás
Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e uma das autoras do estudo «Que Ciência se aprende na escola?».

Última atualização: novembro de 2023
Autor
Dolores Alveirinho
Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e uma das autoras do estudo "Que Ciência se aprende na escola?".

Última atualização: novembro de 2023
Autor
Margarida Afonso
Docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, é Doutorada em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Boa parte da sua atividade profissional tem sido dirigida para a educação de crianças e jovens e para a formação de educadores de infância e de professores do ensino básico, com uma particular atenção ao problema das desigualdades sociais e suas implicações no sucesso escolar das crianças e no desenvolvimento global. Tem desenvolvido vários projetos e colaborado com instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Agência Nacional Ciência Viva.

Última atualização: março de 2022
Autor
Alexandre Homem Cristo
Secretário de Estado Adjunto e da Educação. É licenciado em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa (FCSH-UCP) e mestre em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2013-2015).
Cofundador da revista de «Política Educativa 20/20», de formato digital. Colaborou com o Fórum para a Liberdade de Educação, no âmbito de estudos sobre políticas públicas de educação. É autor do estudo Escolas para o Século XXI, da Fundação Francisco Manuel dos Santos,

Última atualização: abril de 2024