A
A

Cultura

FFMS: Themes - Most Recent
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
29
Dezembro
2022
Morre Vivienne Westwood (1941-2022), figura marcante do design da moda britânica, em especial aquando do aparecimento do movimento punk e das lojas de Kings Road, em Londres.
29
Dezembro
2022
Morre Pelé (1940-2022), figura lendária do futebol brasileiro e mundial, aos 82 anos de idade.
28
Dezembro
2022
Morre Linda de Suza (1948-2022), importante cantora portuguesa que simbolizou a emigração portuguesa para França.
Imagem do escritor e jornalista, António Mega Ferreira. @Agência Lusa
26
Dezembro
2022
Morre António Mega Ferreira (1949-2022), importante intelectual, escritor e jornalista que teve um papel determinante na Expo’98.
16
Dezembro
2022
Exposição «Il Fanatico per la musica: O Conde do Farrobo e o Teatro das Laranjeiras», por ocasião dos 200 anos da construção do teatro, fundado por Joaquim Pedro Quintela, Conde do Farrobo.
15
Dezembro
2022
O júri do Prémio Pessoa 2022 atribui este 36.º galardão ao cirurgião e poeta João Luís Barreto Guimarães.
11
Dezembro
2022
Morre Angelo Badalamenti (1937-2022), compositor nova-iorquino de bandas sonoras do cinema e da televisão, de que se destacam a série Twin Peaks e os filmes Blue Velvet e Mulholland Drive. Ganhou um Grammy em 1991.
10
Dezembro
2022
Seleção Portuguesa de Futebol joga nos quartos de final contra Marrocos no Campeonato de Mundo do Catar, sendo eliminada por 1 a 0.
06
Dezembro
2022
Seleção Portuguesa de Futebol joga nos oitavos de final contra a Suíça no Campeonato de Mundo do Catar, ganhando por 6 a 1.
Autor
Alexandre Melo
Ensaísta, curador e crítico, é professor auxiliar no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), onde leciona Sociologia da Arte e da Cultura Contemporânea.
É autor de diversos artigos de jornais e revistas internacionais. Além de assinar vários capítulos de livros, tem também vários publicados em nome próprio, dos quais se destacam «Seja dia ou seja noite pouco importa», «Velocidades Contemporâneas», «Artes Plásticas em Portugal» e «Arte e Mercado em Portugal».
Doutorado em Sociologia, é mestre em História e licenciado em Economia.

Última atualização: agosto de 2025
Autor
José Soares Neves
Diretor do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) e professor associado do departamento de História do ISCTE. É também investigador integrado, subdiretor e cocoordenador do Grupo de Investigação Comunicação e Cultura do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte).
Doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação pelo ISCTE, é autor e coautor de diversas publicações e tem integrado diversas equipas como coordenador ou investigador em estudos museológicos, arte e cultura.

Última atualização: julho de 2025
Autor
Andreia Fidalgo
Historiadora, professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É investigadora do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte). Desenvolveu, muito recentemente, um trabalho de investigação sobre o Seminário de São José da Diocese do Algarve (no prelo) e integra, como investigadora, a equipa do projecto «CONVENTUS: Novos olhares sobre o edifício do antigo convento de São José, em Lagoa», coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC).
Doutorada em História pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do PIUDHist: Programa Interuniversitário de Doutoramento em História, que frequentou com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A sua tese de doutoramento, sob o título «A Restauração do Reino do Algarve: reformismo económico nos finais do Antigo Regime», foi vencedora do Prémio «Pina Manique, Do Iluminismo à Revolução Liberal», da Academia Portuguesa da História, para melhor tese de doutoramento (2022).

Última atualização: maio de 2025
Autor
David Ferreira
Editor discográfico. Tem realizado alguns cursos no Centro Nacional de Cultura e no Âmbito Cultural do Corte Inglés e proferido conferências, em Portugal e no estrangeiro, sobretudo no Festival do Fado. O tema de cursos e conferências é sempre a Música Popular.
Em julho de 1983, assumiu, em conjunto com o primo Francisco Vasconcelos, a direção da nova editora de discos EMI-Valentim de Carvalho. Passados cinco anos, ficou a dirigir sozinho a editora, onde publicou, entre muitos outros, os Trovante, Marco Paulo, Carlos Paião, Vitorino, Delfins, Sétima Legião, Heróis do Mar, Jorge Palma, Mafalda Veiga, Madredeus, Herman José e Raul Solnado, Sérgio Godinho, Camané, José Mário Branco, os Da Weasel, os Clã, Carlos do Carmo, Xutos & Pontapés, Carlos Paredes, Mariza, Aldina Duarte e os Humanos, e edições com gravações anteriores de Amália Rodrigues.
A partir de 2011, começou a trabalhar regularmente para a Rádio – experiência que tinha tido pontualmente entre 1979 e 1987, nomeadamente em programas onde foi co-autor, ao lado de Miguel Esteves Cardoso – como «DançAtlântico» e «A Escola do Paraíso» - , sendo sucessivamente responsável pelos programas «A Cena do Ódio» (desde 2011), «A Contar» (2012) e «A Contar Consigo» (2015).

Última atualização: maio de 2025


Autor
Maria Isabel Roque
Doutora em História, com especialização em Museologia. Professora convidada na Universidade Católica Portuguesa e membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ).
Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, do «International Council of Museums» (ICOM), da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA) e da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Integrou comissariados de exposições temporárias de arte religiosa, bem como as Estruturas de Projeto de Inventário dos Bens Culturais Móveis (1991-1993 e 1997/2000).
É coeditora e coautora de catálogos de exposições de arte religiosa e autora de livros e artigos no âmbito da arte religiosa, da história da museologia, da comunicação no museu e do turismo cultural e religioso. Edita e é autora do blogue «a.muse.arte».
Os atuais interesses de investigação cruzam as áreas da história da arte, estudos de museu, turismo cultural e religioso e humanidades digitais.

Última atualização: maio de 2025
Autor
Gabriela Cavaco Perdigão
Historiadora, é coordenadora do Gabinete de Extensão Cultural do Museu da Presidência da República.
Esteve ligada a inúmeros projetos pedagógicos de museus e espaços culturais, entre os quais, a Associação Acordar a História Adormecida / Museu das Crianças, o Museu Municipal de Vila Franca de Xira, a Galeria de Pintura do Rei D. Luís no Palácio da Ajuda, o Palácio Nacional da Pena e o Museu da Presidência da República. Foi, ainda, Vogal do Conselho Diretivo dos Museus da Universidade de Lisboa, organismo com o qual colabora desde 1993.
É licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem aprofundado os seus estudos em Museologia na área das Representações Sociais do Museu e Urbanismo. Em 2012, defendeu o seu Doutoramento em Museologia que versou sobre os Museus da Universidade - Um Museu na Cidade | Representações Sociais de uma Unidade Museológica em Transformação no Centro de Lisboa.

Última atualização: maio de 2025
Autor
Maria Matos Silva
Arquiteta paisagista, professora auxiliar no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e dirigente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos.
Os seus interesses académicos relacionam-se com paisagem, ecologia urbana, inundações urbanas, desenho de espaço público e adaptação às alterações climáticas.

Última atualização: maio de 2025