A
A

Cultura

FFMS: Themes - Most Recent
Imagem do debate «Que passado servimos no prato?», na Feira do Livro de Lisboa
Que passado servimos no prato?

Para os invocar e ao nosso património alimentar, chamamos à conversa a autora do ensaio «Património Alimentar de Portugal», Maria Manuel Valagão, e os...

24/06/2024
55 min
Imagem da Praça da Fundação na Feira do Livro de Lisboa
Imagem da Praça da Fundação na Feira do Livro de Lisboa
Os livros regressam ao parque

A Fundação está de volta à Feira do Livro de Lisboa. A partir de 29 de maio, prepare-se para 14 debates com autores, programas de rádio e promoções...

28/05/2024
6 min
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
29
Dezembro
2022
Morre Vivienne Westwood (1941-2022), figura marcante do design da moda britânica, em especial aquando do aparecimento do movimento punk e das lojas de Kings Road, em Londres.
29
Dezembro
2022
Morre Pelé (1940-2022), figura lendária do futebol brasileiro e mundial, aos 82 anos de idade.
28
Dezembro
2022
Morre Linda de Suza (1948-2022), importante cantora portuguesa que simbolizou a emigração portuguesa para França.
Imagem do escritor e jornalista, António Mega Ferreira. @Agência Lusa
26
Dezembro
2022
Morre António Mega Ferreira (1949-2022), importante intelectual, escritor e jornalista que teve um papel determinante na Expo’98.
16
Dezembro
2022
Exposição «Il Fanatico per la musica: O Conde do Farrobo e o Teatro das Laranjeiras», por ocasião dos 200 anos da construção do teatro, fundado por Joaquim Pedro Quintela, Conde do Farrobo.
15
Dezembro
2022
O júri do Prémio Pessoa 2022 atribui este 36.º galardão ao cirurgião e poeta João Luís Barreto Guimarães.
11
Dezembro
2022
Morre Angelo Badalamenti (1937-2022), compositor nova-iorquino de bandas sonoras do cinema e da televisão, de que se destacam a série Twin Peaks e os filmes Blue Velvet e Mulholland Drive. Ganhou um Grammy em 1991.
10
Dezembro
2022
Seleção Portuguesa de Futebol joga nos quartos de final contra Marrocos no Campeonato de Mundo do Catar, sendo eliminada por 1 a 0.
06
Dezembro
2022
Seleção Portuguesa de Futebol joga nos oitavos de final contra a Suíça no Campeonato de Mundo do Catar, ganhando por 6 a 1.
Autor
Bruno Duarte Eiras
É bibliotecário e, desde 2020, subdiretor-geral da direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Anteriormente, dirigiu os Serviços de Bibliotecas na direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e fez parte da direção da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD).
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem uma pós-graduação em Ciências Documentais (ramo de Biblioteca e Documentação) pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também completou a parte curricular do mestrado na mesma área.
Tem experiência em bibliotecas públicas e especializadas, tendo desempenhado funções de coordenação na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras durante 14 anos.

Última atualização: maio de 2024

Autor
Paula Santos
É bibliotecária municipal na Biblioteca Municipal de Beja/José Saramago (Câmara Municipal de Beja), desde 1994. Além de gestora desse equipamento cultural, é responsável pela programação dirigida ao público adulto da Biblioteca Municipal de Beja, e também mediadora do Clube de leitura da BMBEJA.
Licenciada em História pela Universidade de Évora, especializou-se em Ciências Documentais (Bibliotecas e Documentação) na Faculdade de Letras de Lisboa, e detém um «master» em Documentação Digital pela Universidade de Pompeu Fabra de Barcelona.
Tem participado de forma continuada, desde 1998, na sua associação profissional BAD (Associação portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas), nos corpos socias da Delegação Sul, e entre 2011-2013, enquanto presidente do Conselho Diretivo Nacional.
Desde 2016 que se empenha em contribuir para aumentar a comunidade de leitores da obra de José Saramago, organizando em conjunto com o Diego Mesa (responsável pelo projeto Aula Saramago/Espanha) os Encontros Ibéricos de Leitores de Saramago, cuja realização alterna anualmente entre Portugal e Espanha.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Edgardo Pacheco
Jornalista e crítico gastronómico.
Escreveu para o jornal Correio da Manhã, para o Jornal de Negócios e foi responsável pela área «gourmet» da revista Sábado. Passou também pela CMTV, onde apresentou o programa de culinária «Prato da Casa».
É co-autor do livro «Guia Restaurantes - Os melhores locais para comer em todo o país» e é autor de «Os 100 Melhores Azeites de Portugal», publicado em 2016 pela Lua de Papel.

Última atualização: maio de 2024

Autor
Fortunato da Câmara
É crítico gastronómico do Expresso desde 2015. Anteriormente, colaborou com os jornais Público e o Sol, num percurso como jornalista de gastronomia iniciado em 2006.
Frequentou a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e, mais tarde, diplomou-se em «Goût, Gastronomie, et Arts de la Table», pela Universidade de Reims (Champagne), em parceria com Le Cordon Bleu de Paris.
Tem diversos livros publicados sobre gastronomia, destacando-se «Os Mistérios do Abade de Priscos» (2013), premiado pela Academia Portuguesa de Gastronomia, «Manual para se tornar um verdadeiro gourmet» (2015), «Viver Portugal Com o Mediterrâneo à Mesa» (2015) e «T.O.P. – Tesouros de Origem Portuguesa» (2017), premiados pelos Gourmand World Cookbooks Awards. Publicou ainda «A Vida e as Receitas Inéditas do Abade de Priscos», distinguido com o prémio Littérature Gastronomique da Académie Internationale de la Gastronomie.
Foi conselheiro gastronómico da Parques de Sintra Monte da Lua, em 2018, na programação «Somos o Que Comemos», que ganhou o 1º prémio em «Turismo e Património» dos ECTN (Prémios Europeus de Turismo Cultural).
Dá palestras e formações na área da gastronomia e da educação do gosto, e participa no desenvolvimento de projetos gastronómicos que tenham como fio condutor a partilha de conhecimento sobre a alimentação, mas também a descoberta de novas receitas ou produtos.

Última atualização: junho de 2024
Autor
Ana Paula Amendoeira
Historiadora (UL) com especialização no domínio do Património Cultural e Património Mundial da UNESCO (Paris IV Sorbonne).
Diplomada em Administração de Projectos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa. Bolseira de Investigação da FCT, investigadora do Centro de Estudos Arqueológicos e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.
Foi presidente do ICOMOS Portugal entre 2011 e 2015, e diretora regional de Cultura do Alentejo (2013-2023). É Vice-Presidente da CCDRAlentejo desde janeiro de 2024.
Integra o conselho geral da Universidade de Évora, é membro do Conselho consultivo do Instituto Pedra (Conservação de Património) no Brasil e membro português do comité científico da «Joint Programming Iniciative on Cultural Heritage» (União Europeia), desde novembro de 2020.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Renato Duarte
Radialista e repórter da rádio Renascença. Tem trabalhado na indústria dos meios de comunicação social, principalmente focado em conteúdos de entretenimento.
Mestre em Marketing pelo Lisbon School of Economics & Management (ISEG), tem competências em copywriting, escrita, edição, «social media» e jornalismo.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Pedro Teixeira
Professor e investigador na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde coordena um grupo de investigação que estuda comportamentos de saúde e os seus determinantes.
Foi presidente da «International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity» e diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (DGS).
É mestre em Exercício e Saúde e doutorado em Ciências da Nutrição. Desde 2020, estuda associações e mecanismos de mudança em comportamentos como a alimentação e a atividade física após experiências psicadélicas. Foi diretor de investigação do Instituto «Synthesis», na Holanda, e é o fundador do website de divulgação de ciência, medicina e cultura psicadélica: www.safejourney.pt.
Autor
Adilson Marques
É professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação privilegiada tem por enfoque a promoção da atividade física e a sua relação com a saúde.
Tem vários livros, capítulos de livro e artigos escritos.
Tem três doutoramentos – Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Ciências da Saúde - e pós-doutoramento em Saúde Internacional. Licenciado em Educação Física e mestre em Educação Física e em Saúde Pública, foi professor de educação física durante oito anos.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Fátima Baptista
Professora associada com agregação da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Atividade docente no âmbito da avaliação da atividade física e aptidão física em geral e da prescrição do exercício para pessoas idosas em particular.
Atividade de investigação direcionada para o estudo do fenótipo da saúde músculo-esquelética - como é que atividade/exercício físico e a aptidão física determinam: o pico de massa muscular e de massa óssea durante o processo de crescimento, a sarcopenia, a osteopenia, a fragilidade e as quedas durante o processo de envelhecimento ou em condições clínicas/tratamentos com efeitos colaterais na saúde músculo-esquelética.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Rita Cordovil
Professora na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Licenciada em Educação Física, mestre em Psicologia do Desporto e doutorada em Ciências da Motricidade. Foi professora de Educação Física durante 15 anos. Tem várias publicações nacionais e internacionais nas áreas do desenvolvimento motor, competência motora, perceção e ação, independência de mobilidade, importância de brincar, risco e segurança infantil.

Última atualização: maio de 2024