Que desafios enfrentamos para educar os adultos de amanhã? Como é que a inteligência artificial pode moldar a educação das novas gerações? Neste episódio, Mónica Vieira e Hugo van der Ding desbravam os caminhos do ensino em tempos de mudanças vertiginosas.
A evolução tecnológica e as transformações sociais trazem, cada vez mais, grandes desafios. A especialista em educação, Mónica Vieira, e Hugo van der Ding refletem sobre o que significa preparar os mais novos para este mundo em transformação. Quais são as competências para o futuro? Que papel deve ter a escola neste processo? E quais os impactos mercado de trabalho?
Mais do que apostar em ferramentas digitais, é essencial definir as bases da educação: conhecimento sólido, pensamento crítico e capacidade de interpretar o mundo.
Será verdade que as novas gerações são ‘nativos digitais’? Ou é só um mito? É certo que crianças e jovens usam tecnologia diariamente, mas fazem-no sobretudo de forma recreativa e não para aprender. A intensa exposição a ecrãs distrai e afasta a interação humana, essencial para o desenvolvimento cognitivo, da linguagem e da concentração.
A conversa aborda os efeitos negativos do uso excessivo de tecnologia, bem como o impacto crescente da inteligência artificial na escola.
Num tempo em que a informação circula em excesso, urge distinguir informação de conhecimento – uma das competências essenciais para os cidadãos, profissionais e adultos de amanhã.
Acompanhe este episódio do [IN]Pertinente, e não falte à chamada para o futuro.
Marôco, João, «A pandemia melhorou a literacia digital dos alunos?» (Iniciativa Educação, 2024)
Nunes, Ludmila, «Inteligência artificial na sala de aula: perigo para a aprendizagem» (Iniciativa Educação, 2025)
«Fala quem sabe: Daisy Christodoulou» (Vídeo, Iniciativa Educação, 2023)
Desmurget, Michel, «A fábrica de Cretinos Digitais - Os Perigos dos Ecrãs para os Nossos Filhos» (Contraponto Editores, 2021)
Carr, Nicholas, «Os superficiais: o que a internet está a fazer aos nossos cérebros» (Gradiva, 2012)
Prostes da Fonseca, Pedro, «Dependência Digital» (Retratos da FFMS, 2024)

4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.