A
A

Saúde

FFMS: Themes - Most Recent
Imagem do debate «Como podemos dormir melhor?», na Feira do livro de Lisboa
Como podemos dormir melhor?

O que acontece enquanto dormimos, desde os primeiros meses de vida até à velhice? Que causas e que impacto têm os distúrbios do sono? Como podemos...

17/06/2024
55 min
Imagem da nova dupla de Sociedade, composta por Hugo van der Ding e a psicóloga Ana Moniz
A ditadura da felicidade

«Pensa positivo e vais atrair coisas positivas»; «É tudo uma questão de força de vontade»; «Não há limites!». Quantas vezes já lemos ou ouvimos estas...

14/06/2024
53 min
Também lhe pode interessar
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
29
Setembro
2022
Governo não renova alerta pandémico, dada a elevada taxa de vacinação e a menor agressividade das estirpes de covid-19 em circulação.
23
Julho
2022
A OMS declara o recente surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde pública, quando o número de casos reportados excede os 17 mil em 75 países.
01
Junho
2022
Segundo dados do Infarmed, a prescrição médica de opioides aumentou 150% desde 2021, à semelhança do que tem vindo a acontecer em outros países.
20
Maio
2022
A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza uma reunião de emergência para discutir a propagação da varíola dos macacos em cerca de 12 países, quando o número de casos reportados já alcança os cem.
17
Maio
2022
São detetados os primeiros casos de varíola dos macacos em Lisboa, infetados no decurso de uma nova vaga nos países ocidentais que se iniciou em abril e que atinge sobretudo homossexuais masculinos com múltiplos parceiros sexuais.
06
Maio
2022
Início de um surto de varíola dos macacos na Europa, com o primeiro caso positivo ao vírus a ser reportado em Londres, no Reino Unido.
05
Maio
2022
Governo prolonga situação de alerta à pandemia de covid-19 até 31 de maio. As medidas em vigor mantêm-se, até por ter havido uma subida de casos nos últimos dias, embora a mortalidade tenha descido.
17
Abril
2022
O Decreto-Lei n.º 26-A/2023 elimina a generalidade das medidas restritivas impostas pela pandemia de covid-19, nomeadamente permitindo o fim das máscaras nas salas de aula, embora o seu uso permaneça obrigatório nos hospitais.
13
Abril
2022
O número confirmado de casos de covid-19 ultrapassa os 500 milhões a nível mundial.
Autor
Ana Moniz
Psicoterapeuta de adultos e adolescentes, e professora convidada na Nova SBE.
É «executive» e «team coach», certificada pela ACTIVISION, formadora na Associação Portuguesa de Terapias Cognitivas, Comportamentias e Integrativas, atuando também em contexto organizacional nas áreas comportamentais.
Pós-graduada em Psicoterapia e Aconselhamento com adultos e licenciada em Psicologia, é coordenadora científica e docente da especialização avançada em «coaching psicológico», pelo Instituto Português de Psicologia e outras ciências.
Palestrante em empresas, escolas e organizações públicas, é autora de «Este livro não é para fracos: como agir com coragem está ao alcance de todos», publicado em 2019, pela editora Planeta. Mais recentemente (2022), lançou em co-autoria «Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais- vol.2» (Edições Sílabo).

Última atualização: junho de 2024
Autor
Cândida Cancelinha
Assistente hospitalar de Pediatria Médica no Serviço de Pediatria Médica do Hospital Pediátrico - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde integra também a equipa de Gestão de Altas - Equipa de Suporte Integrado Pediátrico do Hospital Pediátrico, sendo responsável pela coordenação do apoio domiciliário.
É assistente convidada a tempo parcial das cadeiras de Pediatria I e II do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
É licenciada e mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Pós-graduada em Cuidados Paliativos Pediátricos pela Universidade Católica Portuguesa, realizou estágios em Cuidados Paliativos Pediátricos no Hospital Niño Jesus (Madrid) e Great Ormond Street Hospital (Londres), em janeiro e agosto de 2017, respetivamente.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Catarina Pazes
Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e professora adjunta convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.
É especialista em enfermagem comunitária e em enfermagem à pessoa em situação paliativa.
Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina de Lisboa, coordena a equipa comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+.
Concluiu três pós-graduações em Gerontologia Social, Cuidados Paliativos Pediátricos e Cuidados Paliativos não oncológicos.

Última atualização: maio de 2024
Autor
André Costa Jorge
É diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados e, desde 2018, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Anteriormente, coordenou o Gabinente de Apoio às Comunidades Ciganas (2006-2008).
É licenciado em Antropologia pelo ISCTE-IUL.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Gustavo Jesus
Diretor do serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Vila Franca de Xira e vogal da direção da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. É também, há 11 anos, diretor clínico da Partners in Neuroscience.
É assistente convidado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Anteriormente, foi assistente hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, no Hospital Garcia da Horta e no Centro Hospitalar de Setúbal.
As suas áreas de intervenção incluem: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, do Espetro do Autismo, do humor, do espetro impulso-compulsivo e da personalidade.
É doutorado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde concluiu a licenciatura e o mestrado (integrado) em Medicina. Concluiu três pós-graduações em Psiquiatria de Ligação e Psicossomática, em Medicina Social e em Intervenção Cognitivo-Comportamental.

Última atualização: maio de 2024

Autor
Pedro Teixeira
Professor e investigador na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde coordena um grupo de investigação que estuda comportamentos de saúde e os seus determinantes.
Foi presidente da «International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity» e diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (DGS).
É mestre em Exercício e Saúde e doutorado em Ciências da Nutrição. Desde 2020, estuda associações e mecanismos de mudança em comportamentos como a alimentação e a atividade física após experiências psicadélicas. Foi diretor de investigação do Instituto «Synthesis», na Holanda, e é o fundador do website de divulgação de ciência, medicina e cultura psicadélica: www.safejourney.pt.
Autor
Adilson Marques
É professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação privilegiada tem por enfoque a promoção da atividade física e a sua relação com a saúde.
Tem vários livros, capítulos de livro e artigos escritos.
Tem três doutoramentos – Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Ciências da Saúde - e pós-doutoramento em Saúde Internacional. Licenciado em Educação Física e mestre em Educação Física e em Saúde Pública, foi professor de educação física durante oito anos.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Fátima Baptista
Professora associada com agregação da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Atividade docente no âmbito da avaliação da atividade física e aptidão física em geral e da prescrição do exercício para pessoas idosas em particular.
Atividade de investigação direcionada para o estudo do fenótipo da saúde músculo-esquelética - como é que atividade/exercício físico e a aptidão física determinam: o pico de massa muscular e de massa óssea durante o processo de crescimento, a sarcopenia, a osteopenia, a fragilidade e as quedas durante o processo de envelhecimento ou em condições clínicas/tratamentos com efeitos colaterais na saúde músculo-esquelética.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Rita Cordovil
Professora na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Licenciada em Educação Física, mestre em Psicologia do Desporto e doutorada em Ciências da Motricidade. Foi professora de Educação Física durante 15 anos. Tem várias publicações nacionais e internacionais nas áreas do desenvolvimento motor, competência motora, perceção e ação, independência de mobilidade, importância de brincar, risco e segurança infantil.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Paulo Sande
É advogado, sócio de um escrtório especializado em Direito da União Europeia. É também cientista e analista político, e empresário na área da comunicação.
Foi consultor político do Presidente da República entre 2016 e 2021. Esteve 23 anos no Parlamento Europeu como responsável pelo setor português de informação e comunicação e diretor do gabinete em Portugal.
Mestre em Ciência Política, com pós-graduação em Direito da União Europeia e licenciatura em Direito é, há 20 anos, professor convidado da Universidade Católica, onde leciona a disciplina de Construção Europeia no curso de Ciência Política. Passou também pela Universidade Lusíada e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Foi colunista do Diário de Notícias e do jornal Observador, é comentador televisivo e autor de vários livros sobre integração europeia, de um romance e de um livro de poemas.

Última atualização: maio de 2024