A
A

Ambiente

FFMS: Themes - Most Recent
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
19
Dezembro
2022
Na Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15), em Montreal, no Canadá, quase 200 países chegam a um acordo histórico para proteger um terço da natureza do planeta até 2030.
07
Dezembro
2022
Graves inundações em Lisboa e Setúbal, onde chovem 60 milímetros em três horas, o equivalente a 10% da precipitação anual. A situação repetir-se-á no dia 12, em vários pontos do país.
28
Agosto
2022
Devido às graves cheias no Paquistão, o país declara uma «catástrofe climática» e apela à assistência internacional, quando o número de vítimas mortais das cheias ultrapassa os mil. São as cheias mais mortíferas do mundo desde 2017. Várias nações, juntamente com a ONU, comprometem-se com uma ajuda de milhões.
06
Agosto
2022
Deflagra na Serra da Estrela aquele que será o maior incêndio do ano, durando 12 dias, nos municípios de Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda, atingindo a maior área em 47 anos – 25 mil hectares, ou seja, 30% do Parque Natural da Serra da Estrela.
27
Junho
2022
O Governo reconhece oficialmente que o continente se encontra em situação de seca severa e extrema em termos agrometeorológicos.
01
Junho
2022
Ainda segundo o INE, Portugal confronta-se com a pior campanha de cereais dos últimos cem anos, devido ao excesso de calor em maio.
05
Abril
2022
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas publica a terceira e última parte do seu Sexto Relatório de Avaliação sobre as Alterações Climáticas, avisando que as emissões de gases com efeito de estufa deverão atingir o seu pico o mais tardar em 2025 e entrar em declínio em 2030, para assim limitarem a subida do aquecimento global a 1,5 0C.
19
Março
2022
Tem início uma crise sísmica na ilha açoriana de São Jorge, onde ocorrerão milhares de réplicas, sem consequências de maior.
Imagem do advogado e presidente da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha. @Miguel Vale de Figueiredo
17
Dezembro
2021
O Prémio Pessoa é atribuído a Tiago Pitta e Cunha e à Fundação Oceano Azul, por terem «impulsionado a criação de alianças entre múltiplos interesses públicos e privados», levando à criação de vastas áreas de proteção de ecossistemas marinhos e combate à sua degradação.
Autor
Maria da Conceição Cunha
É engenheira civil e professora catedrática do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, estando ligada à temática dos modelos de decisão para a gestão integrada dos recursos hídricos.
Doutorada em Ciências Naturais Aplicadas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), a sua investigação deu origem a mais de 400 publicações em revistas e conferências nacionais e internacionais.
Coordenou ou participou em 35 projetos de investigação nacionais e internacionais. É membro do Conselho Nacional da Água.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Joaquim Poças Martins
Professor universitário e consultor internacional no setor da água.
É secretário-geral do Conselho Nacional da Água, presidente do Conselho Consultivo da Agência de Energia do Porto, membro dos Conselhos de Ambiente e Sustentabilidade da «Navigator Company» e da EDP. Fundou e dirige a empresa «GIDEA/Innovation and Development for the Water Industry».
É licenciado em Engenharia Civil pela FEUP, «master of Science em Public Health Engineering» e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne, Inglaterra. É diplomado em Alta Direção Empresarial pelo IESF da Universidade de Navarra, Espanha, doutorado e agregado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e engenheiro conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Foi secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor, presidente executivo/CEO das empresas Águas de Portugal, EPAL, Águas do Douro e Paiva, Águas de Gaia, GAIURB e da comissão de reestruturação da Águas do Porto e vice-presidente da Câmara de Gaia.

Última atualização: maio de 2024
Autor
José Pereira Palha
Coordenador do Observatório da Agricultura, presidente da direção da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) e agricultor.
É licenciado em Gestão Agrícola pela Universidade Lusófona e concluiu a pós-graduação GAIN Agricultura e Agroindústria, na AESE Business School.

Última atualização: março de 2024
Autor
Margarida Silva
Coordenadora-executiva do projeto Plantar uma Árvore e membro da direção da Associação para a Gestão e Conservação da Natureza (MONTIS).
É mestre em Conservação e Biodiversidade pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, e licenciada em Biologia e Geologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Última atualização: março de 2024
Autor
Joaquim Sande Silva
Investigador respondável pelo Grupo de Ecologia Florestal do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Doutorado em Engenharia Florestal, é também professor coordenador na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.
É autor de múltiplos artigos científicos e editor da revista científica «Forests».
Fez parte das duas Comissões Técnicas Independentes para os incêndios de Pedrogão e de 15 de outubro de 2017 e integrou o Observatório Técnico Independente para os incêndios florestais, na Assembleia da República.

Última atualização: março de 2024

Autor
Guilhermina Gomes
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1983). Estudou Línguas e Literatura Inglesa em Inglaterra (1976-78) e fez o curso de editores em Stanford em 1990.
Dirigiu a edição do Círculo de Leitores até 2020. A partir de 2007, criou na Temas e Debates um catálogo na área do Ensaio, onde publica uma diversidade de temáticas.
Recebeu o Prémio Editor 2011 da APEL no I Congresso do Livro.

Última atualização: março de 2024
Autor
Hein de Haas
Hein de Haas é um sociólogo e geógrafo holandês que desenvolveu nas últimas três décadas, extensas pesquisas sobre migrações. Entre 2006 e 2015, foi co-diretor do Instituto Internacional para a Migração (IMI) da Universidade de Oxford. Atualmente é professor de Sociologia na Universidade de Amsterdão (UvA), de onde continua a dirigr o IMI. É também professor de Migração e Desenvolvimento na Universidade de Maastricht. O seu livro «Como Funciona Realmente a Migração» foi publicado no Outono de 2023 pela Viking.

Última atualização: março de 2024
Autor
Celso Aleixo Pinto
Coordenador do Núcleo de Monitorização Costeira e Risco da Agência Portuguesa do Ambiente.
Tem vasta experiência no terreno sobre a gestão e proteção da costa portuguesa, desde a alimentação de praias, estabilização de arribas, à deslocalização de habitação clandestina na nossa costa.
É licenciado e mestre em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Última atualização: março 2024