Ao longo de 15 anos, a Fundação Francisco Manuel dos Santos abriu portas ao conhecimento. Este é um filme-resumo com 15 frases de grandes pensadores...
O novo documentário da Fundação analisa a evolução da transição energética em Portugal, explorando as oportunidades e também os desafios deste caminho...
Na Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15), em Montreal, no Canadá, quase 200 países chegam a um acordo histórico para proteger um terço da natureza do planeta até 2030.
Graves inundações em Lisboa e Setúbal, onde chovem 60 milímetros em três horas, o equivalente a 10% da precipitação anual. A situação repetir-se-á no dia 12, em vários pontos do país.
Devido às graves cheias no Paquistão, o país declara uma «catástrofe climática» e apela à assistência internacional, quando o número de vítimas mortais das cheias ultrapassa os mil. São as cheias mais mortíferas do mundo desde 2017. Várias nações, juntamente com a ONU, comprometem-se com uma ajuda de milhões.
Deflagra na Serra da Estrela aquele que será o maior incêndio do ano, durando 12 dias, nos municípios de Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda, atingindo a maior área em 47 anos – 25 mil hectares, ou seja, 30% do Parque Natural da Serra da Estrela.
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas publica a terceira e última parte do seu Sexto Relatório de Avaliação sobre as Alterações Climáticas, avisando que as emissões de gases com efeito de estufa deverão atingir o seu pico o mais tardar em 2025 e entrar em declínio em 2030, para assim limitarem a subida do aquecimento global a 1,5 0C.
O Prémio Pessoa é atribuído a Tiago Pitta e Cunha e à Fundação Oceano Azul, por terem «impulsionado a criação de alianças entre múltiplos interesses públicos e privados», levando à criação de vastas áreas de proteção de ecossistemas marinhos e combate à sua degradação.
É investigador da LSE Cities, o centro internacional da London School of Economics, que faz pesquisa e divulgação sobre urbanismo. É, também, coordenador do projeto New Urban Governance/Nova Governança Urbana, que pretende estudar múltiplos aspetos do planeamento e da gestão municipal.
Doutor em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Engenharia Civil, tem publicado artigos sobre governo local, índices de transparência e sustentabilidade, gestão e prestação de serviços urbanos ou sobre as parcerias público-privadas.
Como consultor, tem trabalhado frequentemente com a Transparency International (TI) e foi um dos especialistas que coordenou o grupo de trabalho sobre gestão urbana e desenvolvimento Institucional na Cimeira das Nações Unidas sobre Habitação e ao Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).
Entre outros projetos, foi responsável pelo desenvolvimento de indicadores de avaliação dos Governos Locais, entre os quais o índice de transparência municipal.
É membro do Conselho Editorial da Urban Affairs Review.
Investigador e coordenador adjunto do Centro de Sistemas de Energia do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
É doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia e licenciado em Telecomunicações e Eletrónica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
É CEO da I-Charging, uma empresa de tecnologia centrada na infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos.
Participa no documentário «A Revolução da Energia Limpa».
Administrador da HyChem - Química Sustentável, S.A., uma empresa especializada na química do hidrogénio.
Participa no documentário «A Revolução da Energia Limpa».
Vice-Presidente e verador da Câmara Municipal do Porto, com o pelouro do Ambiente e Transição Climática e Pelouro da Inovação e Transição Digital.
Foi presidente do conselho de administração da empresa municipal Águas e Energia do Porto e também da Agência de Energia do Porto.
É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Telecomunicações pela University of Manchester Institute of Science and Technology (USMIT), Manchester, Reino Unido.
Fundadora e coordenadora executiva da cooperativa de energias renováveis Coopérnico. É membro do conselho geral da associação ambientalista ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Formada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa, é mestre em Eficiência Energética pela mesma universidade.