A
A
Imagem de duas balanças para ilustrar o artigo «Quais são os alimentos com maior pegada ecológica?»

Quais são os alimentos com maior pegada ecológica?

O setor da alimentação é responsável por cerca de um terço das emissões de gases com efeito de estufa. Mas nem todos os alimentos têm o mesmo peso nessa responsabilidade. Assista ao vídeo e descubra quais são os mais e os menos prejudiciais para o ambiente.
2 min
Autoria
video thumbnail
Cerca de 40% da superfície terrestre é ocupada por unidades de produção agropecuária

Por cada quilograma de carne bovina, são libertados 99 quilogramas de dióxido de carbono equivalente, de acordo com o estudo «The Green Revolution», que analisou 40 produtos alimentares produzidos em 38 mil locais.

A ocupação intensiva do solo para pasto, o gás metano libertado pelos animais e a quantidade de cereais indispensável às suas rações fazem da agropecuária a produção mais prejudicial para o ambiente.

Apesar de os produtos de origem animal serem, por regra, os grandes responsáveis pelas emissões de gases com efeito de estufa, há alguns, de cultivo, que também acarretam sérios riscos ambientais.

O café, por exemplo, é o quinto alimento com maior pegada ecológica, já que implica a destruição de florestas tropicais, áreas de cultivo extensas e a utilização de grandes quantidades de água. Em contrapartida, a banana e o tomate são produtos de cultivo cujo impacto ambiental é significativamente mais baixo.

Autoria
Portuguese, Portugal