A
A

Questões Sociais

FFMS: Themes - Most Recent
Também lhe pode interessar
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
Imagem do Papa Bento XVI, o primeiro a renunciar ao Pontificado na época moderna.  @EPA
31
Dezembro
2022
Morre o papa emérito Bento XVI (1927-2022), prelado e teólogo alemão da Igreja Católica, papa de 2005 a 2013, e arcebispo de Munique e Freising (1977-1982). A morte de Joseph Ratzinger ocorre uma década após ter renunciado ao Pontificado, um gesto histórico na história da Igreja Católica.
09
Dezembro
2022
A despenalização da morte medicamente assistida é aprovada em votação final global no Parlamento, com votos favoráveis de PS, IL, BE, PAN, Livre e de seis deputados do PSD; votos contra de Chega, PCP e de seis deputados do PS. O tema atravessou três legislaturas e sofreu dois vetos presidenciais. Desta feita, o Presidente da República volta a enviar o documento ao Tribunal Constitucional, o qual volta a «chumbar» a lei dita da eutanásia.
19
Novembro
2022
Manifestação de associações socioprofissionais das forças de segurança – PSP e GNR – e de defesa – oficiais, sargentos e praças – em prol da sua «valorização salarial».
08
Novembro
2022
Inaugura-se em Jerusalém a Praça Aristides de Sousa Mendes, em homenagem pela sua ajuda aos fugitivos judeus na II Guerra Mundial.
07
Novembro
2022
Centenas de jovens ativistas ocupam duas escolas secundárias e quatro faculdades de Lisboa, além do Ministério da Economia, chamando a atenção para os efeitos das alterações climáticas.
24
Outubro
2022
O Governo e os dirigentes sindicais José Abraão (Fesap) e Helena Rodrigues (STE) assinam um acordo para a Administração Pública, já longe da antiga amarra que a «geringonça» impunha em termos de estratégia política.
07
Outubro
2022
Prémio Nobel da Paz ex aequo para o ativista dos direitos humanos da Bielorrússia, Ales Bialiatski, e para as organizações não governamentais Memorial, da Rússia, e Centro Ucraniano para as Liberdades Civis.
01
Outubro
2022
A crise provocada pela aceleração da inflação cria cenários de privação que fazem disparar o roubo de bens alimentares nos supermercados.
16
Setembro
2022
No seguimento da morte da jovem iraniana Mahsa Amini, quando se encontrava sob custódia da «polícia de costumes», irrompem protestos por todo o Irão, com um número crescente de mortos e violência policial.
Autor
Mónica Farinha
Presidente da Direção do Conselho Português para os Refugiados (CPR). Trabalha em estreita cooperação com as entidades nacionais mais relevantes no âmbito da proteção e com o ACNUR, parceiro operacional do CPR em Portugal.
No âmbito das suas funções participou nas várias reformas legislativas nacionais e europeias. Participou em missões relacionadas com proteção internacional na Grécia, Líbano, Ucrânia e Estados Unidos da América.
Começou a trabalhar no Departamento Jurídico do CPR em 1994, após terminar a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Prosseguiu a formação em asilo e refugiados na York University, Canadá.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Ghalia Taki
Mediadora e intérprete da organização Serviço Jesuíta para os Refugiados (JRS), há mais de quatro anos.
Saiu de Damasco, Síria, onde estudou Tradução Árabe-Inglês, para vir para Portugal.
Ao longo da sua vida profissional fez trabalho humanitário, tendo trabalhado na Cruz Vermelha na Síria no apoio a refugiados libaneses.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Cláudio França
Jornalista da SIC, depois de ter concluído o estágio na mesma estação televisiva.
É jogador de râguebi de sete, compete no Cascais Rugby e já representou a Seleção Nacional.


Última atualização: maio de 2024
Autor
Edgardo Pacheco
Jornalista e crítico gastronómico.
Escreveu para o jornal Correio da Manhã, para o Jornal de Negócios e foi responsável pela área «gourmet» da revista Sábado. Passou também pela CMTV, onde apresentou o programa de culinária «Prato da Casa».
É co-autor do livro «Guia Restaurantes - Os melhores locais para comer em todo o país» e é autor de «Os 100 Melhores Azeites de Portugal», publicado em 2016 pela Lua de Papel.

Última atualização: maio de 2024

Autor
Fortunato da Câmara
É crítico gastronómico do Expresso desde 2015. Anteriormente, colaborou com os jornais Público e o Sol, num percurso como jornalista de gastronomia iniciado em 2006.
Frequentou a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e, mais tarde, diplomou-se em «Goût, Gastronomie, et Arts de la Table», pela Universidade de Reims (Champagne), em parceria com Le Cordon Bleu de Paris.
Tem diversos livros publicados sobre gastronomia, destacando-se «Os Mistérios do Abade de Priscos» (2013), premiado pela Academia Portuguesa de Gastronomia, «Manual para se tornar um verdadeiro gourmet» (2015), «Viver Portugal Com o Mediterrâneo à Mesa» (2015) e «T.O.P. – Tesouros de Origem Portuguesa» (2017), premiados pelos Gourmand World Cookbooks Awards. Publicou ainda «A Vida e as Receitas Inéditas do Abade de Priscos», distinguido com o prémio Littérature Gastronomique da Académie Internationale de la Gastronomie.
Foi conselheiro gastronómico da Parques de Sintra Monte da Lua, em 2018, na programação «Somos o Que Comemos», que ganhou o 1º prémio em «Turismo e Património» dos ECTN (Prémios Europeus de Turismo Cultural).
Dá palestras e formações na área da gastronomia e da educação do gosto, e participa no desenvolvimento de projetos gastronómicos que tenham como fio condutor a partilha de conhecimento sobre a alimentação, mas também a descoberta de novas receitas ou produtos.

Última atualização: junho de 2024
Autor
André Costa Jorge
É diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados e, desde 2018, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Anteriormente, coordenou o Gabinente de Apoio às Comunidades Ciganas (2006-2008).
É licenciado em Antropologia pelo ISCTE-IUL.

Última atualização: maio de 2024