A
A

Ambiente

FFMS: Themes - Most Recent
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
19
Dezembro
2022
Na Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15), em Montreal, no Canadá, quase 200 países chegam a um acordo histórico para proteger um terço da natureza do planeta até 2030.
07
Dezembro
2022
Graves inundações em Lisboa e Setúbal, onde chovem 60 milímetros em três horas, o equivalente a 10% da precipitação anual. A situação repetir-se-á no dia 12, em vários pontos do país.
28
Agosto
2022
Devido às graves cheias no Paquistão, o país declara uma «catástrofe climática» e apela à assistência internacional, quando o número de vítimas mortais das cheias ultrapassa os mil. São as cheias mais mortíferas do mundo desde 2017. Várias nações, juntamente com a ONU, comprometem-se com uma ajuda de milhões.
06
Agosto
2022
Deflagra na Serra da Estrela aquele que será o maior incêndio do ano, durando 12 dias, nos municípios de Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda, atingindo a maior área em 47 anos – 25 mil hectares, ou seja, 30% do Parque Natural da Serra da Estrela.
27
Junho
2022
O Governo reconhece oficialmente que o continente se encontra em situação de seca severa e extrema em termos agrometeorológicos.
01
Junho
2022
Ainda segundo o INE, Portugal confronta-se com a pior campanha de cereais dos últimos cem anos, devido ao excesso de calor em maio.
05
Abril
2022
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas publica a terceira e última parte do seu Sexto Relatório de Avaliação sobre as Alterações Climáticas, avisando que as emissões de gases com efeito de estufa deverão atingir o seu pico o mais tardar em 2025 e entrar em declínio em 2030, para assim limitarem a subida do aquecimento global a 1,5 0C.
19
Março
2022
Tem início uma crise sísmica na ilha açoriana de São Jorge, onde ocorrerão milhares de réplicas, sem consequências de maior.
Imagem do advogado e presidente da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha. @Miguel Vale de Figueiredo
17
Dezembro
2021
O Prémio Pessoa é atribuído a Tiago Pitta e Cunha e à Fundação Oceano Azul, por terem «impulsionado a criação de alianças entre múltiplos interesses públicos e privados», levando à criação de vastas áreas de proteção de ecossistemas marinhos e combate à sua degradação.
Autor
Jorge Froes
Engenheiro agrónomo, especialista em Engenharia Rural.
É, desde 2018, membro da direção da Associação +Tejo, um organismo sem fins lucrativos para a promoção do Projeto Tejo.
Ao longo da sua carreira, dedicou-se ao planeamento hidráulico e hidroagrícola, tendo planeado e projetado redes de rega e drenagem, redes viárias, canais e grandes condutas de adução, barragens e reservatórios, entre outras infraestruturas.

última atualização: junho de 2024
Autor
Joana Machado
Jornalista na RTP, começou a carreira na TVI em 2008. Destaca no seu percurso o trabalho de investigação histórica e científica desenvolvido na Namíbia e as reportagens na Palestina e em Israel.

Última atualização: junho de 2024
Autor
Maria da Conceição Cunha
É engenheira civil e professora catedrática do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, estando ligada à temática dos modelos de decisão para a gestão integrada dos recursos hídricos.
Doutorada em Ciências Naturais Aplicadas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), a sua investigação deu origem a mais de 400 publicações em revistas e conferências nacionais e internacionais.
Coordenou ou participou em 35 projetos de investigação nacionais e internacionais. É membro do Conselho Nacional da Água.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Joaquim Poças Martins
Professor universitário e consultor internacional no setor da água.
É secretário-geral do Conselho Nacional da Água, presidente do Conselho Consultivo da Agência de Energia do Porto, membro dos Conselhos de Ambiente e Sustentabilidade da «Navigator Company» e da EDP. Fundou e dirige a empresa «GIDEA/Innovation and Development for the Water Industry».
É licenciado em Engenharia Civil pela FEUP, «master of Science em Public Health Engineering» e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne, Inglaterra. É diplomado em Alta Direção Empresarial pelo IESF da Universidade de Navarra, Espanha, doutorado e agregado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e engenheiro conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Foi secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor, presidente executivo/CEO das empresas Águas de Portugal, EPAL, Águas do Douro e Paiva, Águas de Gaia, GAIURB e da comissão de reestruturação da Águas do Porto e vice-presidente da Câmara de Gaia.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Maria José Cardoso
Trabalha na empresa Carris há 26 anos. Começou por tirar Direito na Faculdade UAL em Lisboa, mas a vida tomou outro rumo e ficou com um ano por terminar.
Nascida a 25 de março de 1969. Natural do Porto, freguesia de Paranhos, vive em Lisboa há 33 anos.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Filipe Moura
Professor Associado de Sistemas de Transportes do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Criou e lidera o grupo de estudos de mobilidade urbana, U-Shift.
A sua investigação foca a análise comportamental dos viajantes e respetivos aspectos sociais, através da modelação da procura. Procurando contribuir para uma mobilidade urbana sustentável, o U-Shift centra-se nos modos activos e na respetiva interação com o ambiente construído; na melhoria dos transportes públicos; e na mobilidade autónoma, tanto na perspetiva do comportamento (i.e., ser autónomo desde criança) como da tecnologia (i.e., veículos autónomos).

Última atualização: maio de 2024
Autor
Fátima Baptista
Professora associada com agregação da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Atividade docente no âmbito da avaliação da atividade física e aptidão física em geral e da prescrição do exercício para pessoas idosas em particular.
Atividade de investigação direcionada para o estudo do fenótipo da saúde músculo-esquelética - como é que atividade/exercício físico e a aptidão física determinam: o pico de massa muscular e de massa óssea durante o processo de crescimento, a sarcopenia, a osteopenia, a fragilidade e as quedas durante o processo de envelhecimento ou em condições clínicas/tratamentos com efeitos colaterais na saúde músculo-esquelética.

Última atualização: maio de 2024
Autor
José Pereira Palha
Coordenador do Observatório da Agricultura, presidente da direção da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) e agricultor.
É licenciado em Gestão Agrícola pela Universidade Lusófona e concluiu a pós-graduação GAIN Agricultura e Agroindústria, na AESE Business School.

Última atualização: março de 2024