A
A

Ambiente

FFMS: Themes - Most Recent
Imagem da Praça da Fundação «Que ar respiramos?», na Feira do Livro de Lisboa
Que ar respiramos?

Partindo da ideia de que o ar é o elemento mais vital à nossa sobrevivência, o ensaio «A Qualidade do Ar em Portugal», de Francisco Ferreira, dá a...

07/06/2025
49 min
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
19
Dezembro
2022
Na Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15), em Montreal, no Canadá, quase 200 países chegam a um acordo histórico para proteger um terço da natureza do planeta até 2030.
07
Dezembro
2022
Graves inundações em Lisboa e Setúbal, onde chovem 60 milímetros em três horas, o equivalente a 10% da precipitação anual. A situação repetir-se-á no dia 12, em vários pontos do país.
28
Agosto
2022
Devido às graves cheias no Paquistão, o país declara uma «catástrofe climática» e apela à assistência internacional, quando o número de vítimas mortais das cheias ultrapassa os mil. São as cheias mais mortíferas do mundo desde 2017. Várias nações, juntamente com a ONU, comprometem-se com uma ajuda de milhões.
06
Agosto
2022
Deflagra na Serra da Estrela aquele que será o maior incêndio do ano, durando 12 dias, nos municípios de Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda, atingindo a maior área em 47 anos – 25 mil hectares, ou seja, 30% do Parque Natural da Serra da Estrela.
27
Junho
2022
O Governo reconhece oficialmente que o continente se encontra em situação de seca severa e extrema em termos agrometeorológicos.
01
Junho
2022
Ainda segundo o INE, Portugal confronta-se com a pior campanha de cereais dos últimos cem anos, devido ao excesso de calor em maio.
05
Abril
2022
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas publica a terceira e última parte do seu Sexto Relatório de Avaliação sobre as Alterações Climáticas, avisando que as emissões de gases com efeito de estufa deverão atingir o seu pico o mais tardar em 2025 e entrar em declínio em 2030, para assim limitarem a subida do aquecimento global a 1,5 0C.
19
Março
2022
Tem início uma crise sísmica na ilha açoriana de São Jorge, onde ocorrerão milhares de réplicas, sem consequências de maior.
Imagem do advogado e presidente da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha. @Miguel Vale de Figueiredo
17
Dezembro
2021
O Prémio Pessoa é atribuído a Tiago Pitta e Cunha e à Fundação Oceano Azul, por terem «impulsionado a criação de alianças entre múltiplos interesses públicos e privados», levando à criação de vastas áreas de proteção de ecossistemas marinhos e combate à sua degradação.
Autor
Clara Valadas Preto
Foi gestora de projeto e assessora de imprensa da Fundação Francisco Manuel dos Santos entre 2015 e 2021.
Anteriormente, desempenhou as mesmas funções no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).
Licenciada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.

Última atualização: julho de 2025
Autor
Mário Alves
Engenheiro civil, consultor em transportes e mobilidade sustentável.
Licenciado no Instituto Superior Técnico, é mestre em Transportes pelo Imperial College London.

Última atualização: julho de 2025
Autor
José António Falcão
Historiador, museólogo e gestor cultural.
Lecionou História de Arte na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade de Lisboa, na de Valência (Espanha), na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e na Universidade Western Michigan (EUA).
É membro da Academia Nacional de Belas-Artes e da Academia Portuguesa de História.
Especialista em Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos, é doutorado em História da Arquitetura e mestre em Museologia.

Última atualização: julho de 2025
Autor
Telma Miguel
Licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, iniciou a carreira de jornalista em 1988 no jornal
«Expresso».
Integrou a redação do jornal «Sol» de 2006 a 2016, onde foi coordenadora da revista e editora de Cultura.
Nos últimos anos viveu em Bruxelas, onde começou a escrever sobre assuntos europeus. Foi correspondente do jornal «Contacto» de 2018 a 2024.

Última atualização: junho de 2025
Autor
José Gaspar
Escritor. Autor do livro «O Teatro em Vale de Figueira», em 2019 e, em 2020, «O Convento Arrábido de Vale de Figueira 1556-1834», coordenador de vários livros de edição do Centro de Bem Estar Social de vale de figueira, com destaque para o «Poetas da Terra», «Terra que o Viu Nascer» e «Avós e netos».
É vice-presidente do Centro de Bem Estar social de Vale de Figueira, confrade da Confraria Ibérica do Tejo - com funções de tesoureiro - diretor do Centro Dramático Bernardo Santareno de Santarém, membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão de Santarém, da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, do Fórum Ribatejo e foi voluntário do projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional e Imaterial da UNESCO.
Foi designer da exposição «Eu Sou Liberdade – vida e obra de Bernardo Santareno, 1920-1980» (Câmara Municipal de Santarém), em 2023 e «Tejo Acima, memórias antigas» (Confraria Ibérica do Tejo), exposição de fotografias antiga para percorrer todos os concelhos ribeirinhos do Tejo.

Última atualização: maio de 2025
Autor
Dília Jardim
Diretora do departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Agência Portuguesa do Ambiente.
É membro nacional do «Management Board of the European Chemicals Agency» (ECHA) desde junho 2023
É licenciada em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Nova de Lisboa. Tem ainda formação em Gestão Pública, pelo Instituto Nacional da Administração, e em Liderança e Gestão de Equipas na Administração Pública, pelo CINAT/SG MCOTA.

Última atualização: maio de 2025
Autor
Susana Viegas
Professora e investigadora na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa.
Leciona em Saúde Ambiental e Ocupacional e coordena vários projetos de investigação sobre determinantes ambientais da saúde, avaliação de exposição e avaliação de risco.
Atualmente, está envolvida em vários projetos da UE, como «PARC», «K-HealthinAir», «NEMESIS», «INTERCAMBIO» e «EXPOSIM», sendo também membro do Comité de Avaliação de Risco da Agência Europeia de Produtos Químicos e do Comité Científico da Agência Europeia do Ambiente.
Desde 2021, colabora também com Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro da Organização Mundial da Saúde.
É membro do Grupo Consultivo Técnico sobre a Estimativa da Carga de Doença Ocupacional da Organização Mundial da Saúde.
O seu doutoramento é em Saúde Pública, com mestrados em Toxicologia e Saúde Ocupacional e licenciatura em Saúde Ambiental. É ainda autora e coautora de mais de 180 publicações científicas, bem como de mais de 500 resumos de conferências.

Última atualização: maio de 2025
Autor
Cristina Castel-Branco
É professora e arquiteta paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA).
Doutorou-se (1993) e é docente no mesmo Instituto. Dirigiu o Jardim Botânico da Ajuda. É autora do anfiteatro e dirige os restauros da Quinta das Lágrimas desde 2004.
Fundou, em 2002, a Associação de Jardins Históricos.
É membro internacional do ICOMOS (UNESCO) no Comité de Paisagens Culturais e membro correspondente da Academia Nacional de Belas Artes (2016). Foi condecorada em França com a Ordre d’Officier des Arts et des Lettres (2013) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que lhe atribuiu o Louvor de Mérito (2020). É autora de mais de 20 obras sobre jardins e Arquitetura Paisagista.

Última atualização: maio de 2025