A
A
Imagem de uma árvore de Natal iluminada, numa planície coberta de neve. Crédito: Shutterstock

Este Natal, oferecemos conhecimento

Conheça a seleção de alguns projetos desenvolvidos pela Fundação em 2025. Da Pordata, aos estudos, dos livros à programação própria ou aos formatos desenvolvidos em parceria com outras entidades.
4 min
Autoria

Pluralismo, independência, democracia, rigor, liberdade e igualdade de oportunidades. São estes os valores que norteiam a atividade da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e que, desde 2009, nos têm guiado no estudo, na reflexão, no debate e na partilha de conhecimento sobre a realidade portuguesa.

Este Natal, oferecemos uma seleção do que desenvolvemos, ao longo de 2025, para o cumprimento da nossa missão, entre a Pordata, os estudos, os livros, a nossa programação e os formatos que desenvolvemos em parceria com outras entidades.

Na Pordata, o portal estatístico da Fundação, disponibilizamos, desde 2010, dados concretos sobre a evolução de Portugal contemporâneo, de forma gratuita, clara, isenta e rigorosa, com séries históricas a partir de 1960, está agora disponível uma área com Retratos dos Municípios, que apresenta informação-chave de cada um dos seus 308 concelhos.

O papel da Fundação como produtora de conhecimento científico é visível nos recentes estudos sobre abstenção eleitoral, mudanças nas políticas públicas, demografia, desigualdade de rendimentos e pobreza, que traçam um retrato profundo do país e apontam soluções para os seus principais desafios.

Com o objetivo de apresentar recomendações estratégicas, vários policy papers foram lançados este ano, desde a série sobre a transição energética na Europa, desenvolvida com a Brookings Institution, até às análises sobre os impactos da automação e da inteligência artificial e da expansão do ensino profissional. E, como nem sempre os dados correspondem às perceções, voltámos a ouvir a população, desta feita sobre o poder local e o turismo.

Nas publicações, são já mais de dois milhões os livros da Fundação nas mãos dos portugueses, sendo cada obra debatida nas Praças da Fundação, que, este ano, se realizaram na Feira do Livro de Lisboa e no El Corte Inglés. A coleção dos ensaios faz 15 anos e, para o assinalar, chega agora às livrarias a edição comemorativa «Livros leves, opiniões de peso», que reúne um conjunto de textos originais dos nossos autores sobre temas como a identidade nacional, a democracia, a política externa, a defesa, a justiça, o ambiente, a energia ou a inteligência artificial.

Programação

Temas fundamentais da atualidade, como inteligência artificial, genética, biotecnologia, exploração espacial, geografia, globalização, inflação ou produtividade, foram tratados por grandes peritos mundiais no videocast «Isto não é assim tão simples». As conversas semanais do podcast «[IN]Pertinente», entre especialistas e comunicadores, incidiram sobre assuntos tão diversos como teoria política, literacia financeira, saúde mental, oncologia, habitação ou religião.

Na Escola de Verão da Fundação, sessenta alunos de todo o país reuniram-se em Peniche para conhecer e debater os desafios da inteligência artificial. Por forma a encerrar o ciclo de reflexão em torno da evolução do país nas cinco décadas de democracia, realizámos duas conferências, no Porto e em Aveiro, e levámos a várias cidades portuguesas a exposição itinerante das infografias com dados da Pordata sobre este importante período histórico

Por fim, fica o convite para a descoberta da programação que a Fundação tem em parceria entidades como a «Foreign Policy», através da qual se publicam artigos desta revista internacional selecionados por especialistas portugueses no Atual_Mentes.

Com a RTP, na produção de documentários sobre o país, de que se destaca o mais recente sobre a emigração de talento jovem.

Com a Rádio Renascença, com o programa «Da Capa à Contracapa» sobre assuntos da atualidade e das publicações da Fundação; e com o Observador, com o podcast «Eu posso ser…», em torno de temas tratados na nova coleção de livros da Fundação sobre saúde mental.

Autoria
Portuguese, Portugal