
Pordata: 15 anos a contar a vida de todos nós
Desde 2010, milhões de visitantes já consultaram o portal que reúne dados a nível municipal, regional, nacional e europeu, provenientes de 60 entidades oficiais nacionais e internacionais, com especial destaque para o INE e o Eurostat.
«O objetivo da Fundação Francisco Manuel dos Santos é que as pessoas possam formar opiniões de forma informada sobre assuntos que dizem respeito à nossa sociedade, aos nossos direitos, às nossas obrigações, à nossa democracia. Em resumo, à nossa liberdade. A Pordata é um bloco absolutamente central nesse processo», explica o presidente do Conselho de Curadores da Fundação, José Soares dos Santos.
«A Pordata, com a ajuda dos parceiros, das fontes oficiais que recolhem a informação, garante que os dados que estão disponíveis são rigorosos, consistentes e de qualidade. São dados em que as pessoas podem confiar. E isso é fundamental no mundo de hoje».
O grande desafio para o futuro? Fazer com que a Pordata se torne «o nosso assistente diário na procura de respostas para assuntos que nos incomodam, que nos preocupam». Garantindo que o acesso aos dados se faça de forma rápida, mas sobretudo «de uma forma humana, que vai muito além da matemática».
