A
A
Imagem comemorativa dos 15 anos da Pordata

Pordata: 15 anos a contar a vida de todos nós

Há 15 anos, nasceu a Pordata, a base de dados de Portugal Contemporâneo, com a missão de dar a conhecer a realidade nacional através de números rigorosos e independentes, de forma simples e gratuita.
2 min
Autoria

Desde 2010, milhões de visitantes já consultaram o portal que reúne dados a nível municipal, regional, nacional e europeu, provenientes de 60 entidades oficiais nacionais e internacionais, com especial destaque para o INE e o Eurostat.

«O objetivo da Fundação Francisco Manuel dos Santos é que as pessoas possam formar opiniões de forma informada sobre assuntos que dizem respeito à nossa sociedade, aos nossos direitos, às nossas obrigações, à nossa democracia. Em resumo, à nossa liberdade. A Pordata é um bloco absolutamente central nesse processo», explica o presidente do Conselho de Curadores da Fundação, José Soares dos Santos. 

«A Pordata, com a ajuda dos parceiros, das fontes oficiais que recolhem a informação, garante que os dados que estão disponíveis são rigorosos, consistentes e de qualidade. São dados em que as pessoas podem confiar. E isso é fundamental no mundo de hoje».

O grande desafio para o futuro? Fazer com que a Pordata se torne «o nosso assistente diário na procura de respostas para assuntos que nos incomodam, que nos preocupam». Garantindo que o acesso aos dados se faça de forma rápida, mas sobretudo «de uma forma humana, que vai muito além da matemática».

video thumbnail
Vídeo que assinala os 15 anos da Pordata
Autoria
Portuguese, Portugal