O Governo acaba de recomendar a proibição de telemóveis nas escolas para crianças até aos 12 anos. Podem os smartphones ser um estímulo para aprender...
O envelhecimento da população e o aumento da idade da reforma fazem com que, nos locais de trabalho, coexistam mais frequentemente trabalhadores mais...
Desmantelada mais uma rede de exploração de trabalho escravo de 35 imigrantes no Baixo Alentejo, havendo a reportar práticas de violência física e psicológica.
O SEF investiga quase cem trabalhadores ilegais que terão vindo ilegalmente de Timor-Leste e que se encontram em grande fragilidade habitacional e social, à semelhança de milhares de asiáticos em Lisboa e no Alentejo. O Governo conseguirá alojar centenas de timorenses em outubro. São descobertos grupos violentos de artes marciais a angariar estes imigrantes.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) investiga juntas de freguesia de Lisboa onde se suspeita haver auxílio à imigração ilegal, com a emissão de atestados de residência em grande número em algumas moradas. Há prédios em Lisboa onde dizem viver 1400 imigrantes.
Entre janeiro e julho, o número de óbitos mantém-se muito elevado, com mais de dez mil mortes por mês, só comparável com as duas vagas da pneumónica após a I Guerra Mundial.
A ONU reporta que mais de um milhão de refugiados abandonaram a Ucrânia, e o Tribunal Penal Internacional inicia uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.
Tem lugar o Censos 2021, com informação recolhida junto da população local pelo INE, através do portal censos2021.ine.pt, por telefone, junto do e-balcão, nas juntas de freguesia ou por autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores. As principais rubricas surgem agregadas em População, Famílias, Escolaridade e Emprego, Território e Habitação.
O número de casos de infeção confirmada por COVID-19 ultrapassa os 65 milhões em todo o mundo, com o número global de mortos a exceder já 1,5 milhões. Na última semana, morreram mais de 10 000 pessoas por dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia já causou mais mortes em 2020 do que a tuberculose em 2019, bem como quatro vezes mais mortes do que a malária.
Autora de «This Chair Rocks: A Manifesto Against Ageism», está na vanguarda do movimento emergente para aumentar a consciencialização sobre o idadismo e tornar a idade num critério de diversidade.
Cofundadora da «Old School Anti-Ageism Clearinghouse», é oradora frequente em diversas palestras sobre o tema, incluindo o palco principal do TED e as Nações Unidas.
Escreveu para Harper’s, para o The Guardian e para o New York Times; foi reconhecida pelo New York Times, New Yorker, National Public Radio e pela American Society on Aging como especialista em idadismo; e é a voz por trás de «Yo, Is This Ageist?»
Em 2022, foi nomeada pelas Nações Unidas como uma das «Healthy Aging 50»: cinquenta líderes que estão a transformar o mundo num lugar melhor para envelhecer.
É diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados e, desde 2018, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Anteriormente, coordenou o Gabinente de Apoio às Comunidades Ciganas (2006-2008).
É licenciado em Antropologia pelo ISCTE-IUL.
Doutorado em Direito, pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, é professor auxiliar da Nova School of Law desde 2020. Leciona as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Administrativo.
Anteriormente, foi investigador e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Amesterdão. A sua investigação centra-se na interseção entre o Direito Público e o Direito da União Europeia.
É coautor de estudos para o Parlamento Europeu. Foi distinguido, em 2019, com o «Young Scholars' Award», da Research Network for European Administrative Law, de que é membro. Integra também a International Society for Public Law.