A
A
Imagem de uma mulher de máscara num canto do jardim

Quando o tempo parou: um olhar sobre a pandemia

Três anos depois dos primeiros casos de Covid-19 em Portugal, um olhar sobre o dia-a-dia dos primeiros meses de confinamento e de luta contra a Covid-19 pelas lentes de sete conceituados fotógrafos e fotojornalistas: Adelino Meireles, Adriano Miranda, Isabel Zuzarte, Leonardo Negrão, Leonel de Castro, Miguel Valle de Figueiredo e Reinaldo Rodrigues.
2 min
Autoria

A 2 de Março de 2020, confirmavam-se em Portugal os primeiros dois casos de infeção com um novo coronavírus, originário da China. Apenas nove dias depois, a Organização Mundial da Saúde declarava que o mundo enfrentava uma pandemia. Até ao final desse mês, os serviços públicos em Portugal seriam condicionados, as escolas encerradas e o ensino passaria a fazer-se à distância. Era declarado o Estado de Emergência e os portugueses fechavam-se em casa.

Estas imagens, de sete fotógrafos e fotojornalistas, ilustram os primeiros meses de mudanças sociais e económicas profundas. O país viveu várias vagas da doença, que infectou mais de 5,5 milhões de pessoas e matou 26.200.

Imagem do fotógrafo Adriano Miranda
Fechados em casa, em Aveiro/Adriano Miranda
Março de 2020. A fazer exercício físco na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa/Miguel Valle de Figueiredo
A fazer exercício físico na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa/Miguel Valle de Figueiredo
Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa/Miguel Valle de Figueiredo
Aviões parados enchem a pista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa/Miguel Valle de Figueiredo
Autoria
Portuguese, Portugal