Saúde
Também lhe pode interessar
FFMS: Recomendados(Automático) - Small
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
29
Setembro
2022
Governo não renova alerta pandémico, dada a elevada taxa de vacinação e a menor agressividade das estirpes de covid-19 em circulação.
23
Julho
2022
A OMS declara o recente surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde pública, quando o número de casos reportados excede os 17 mil em 75 países.
01
Junho
2022
Segundo dados do Infarmed, a prescrição médica de opioides aumentou 150% desde 2021, à semelhança do que tem vindo a acontecer em outros países.
20
Maio
2022
A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza uma reunião de emergência para discutir a propagação da varíola dos macacos em cerca de 12 países, quando o número de casos reportados já alcança os cem.
17
Maio
2022
São detetados os primeiros casos de varíola dos macacos em Lisboa, infetados no decurso de uma nova vaga nos países ocidentais que se iniciou em abril e que atinge sobretudo homossexuais masculinos com múltiplos parceiros sexuais.
06
Maio
2022
Início de um surto de varíola dos macacos na Europa, com o primeiro caso positivo ao vírus a ser reportado em Londres, no Reino Unido.
05
Maio
2022
Governo prolonga situação de alerta à pandemia de covid-19 até 31 de maio. As medidas em vigor mantêm-se, até por ter havido uma subida de casos nos últimos dias, embora a mortalidade tenha descido.
17
Abril
2022
O Decreto-Lei n.º 26-A/2023 elimina a generalidade das medidas restritivas impostas pela pandemia de covid-19, nomeadamente permitindo o fim das máscaras nas salas de aula, embora o seu uso permaneça obrigatório nos hospitais.
13
Abril
2022
O número confirmado de casos de covid-19 ultrapassa os 500 milhões a nível mundial.
27
Jun 2025
10h00
Joana Pereira Bastos
Jornalista do Expresso, onde escreve regularmente sobre temas relacionados com saúde mental.
É coautora do podcast «Que Voz é Esta?» dedicado à mesma área.
Última atualização: maio de 2025
É coautora do podcast «Que Voz é Esta?» dedicado à mesma área.
Última atualização: maio de 2025
Maria Matos Silva
Arquiteta paisagista, professora auxiliar no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e dirigente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos.
Os seus interesses académicos relacionam-se com paisagem, ecologia urbana, inundações urbanas, desenho de espaço público e adaptação às alterações climáticas.
Última atualização: maio de 2025
Os seus interesses académicos relacionam-se com paisagem, ecologia urbana, inundações urbanas, desenho de espaço público e adaptação às alterações climáticas.
Última atualização: maio de 2025
Gina Tomé
Psicóloga da educação e psicóloga clínica e da saúde, com especialidade avançada em psicoterapias e psicologia comunitária pela OPP.
Desde 2023, é professora auxiliar na Universidade Europeia. Como investigadora tem trabalhado no Instituto de Saúde Ambiental da Universidade de Lisboa (ISAMB) e no projeto Aventura Social.
É membro da rede «Internacional Health Behaviour in School-aged Children» (HBSC) e do «Cross-National Project on Positive Youth Development» (CN-PYD).
Ocupa o cargo de coordenação em diversas instituições (projeto ES’COOL, Promoção da Saúde Mental nas Escolas; projeto «Hand in Hand» (HAND:ET) e projeto SuPERA, Universidade Europeia).
É mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Fez um pós-doutoramento em Psicologia Faculdade de Motricidade Humana, financiado pela FCT.
Última atualização: maio de 2025
Desde 2023, é professora auxiliar na Universidade Europeia. Como investigadora tem trabalhado no Instituto de Saúde Ambiental da Universidade de Lisboa (ISAMB) e no projeto Aventura Social.
É membro da rede «Internacional Health Behaviour in School-aged Children» (HBSC) e do «Cross-National Project on Positive Youth Development» (CN-PYD).
Ocupa o cargo de coordenação em diversas instituições (projeto ES’COOL, Promoção da Saúde Mental nas Escolas; projeto «Hand in Hand» (HAND:ET) e projeto SuPERA, Universidade Europeia).
É mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Fez um pós-doutoramento em Psicologia Faculdade de Motricidade Humana, financiado pela FCT.
Última atualização: maio de 2025
Tânia Gaspar
Professora associada com agregação na Universidade Lusófona, é diretora do Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC) da mesma instituição.
É investigadora Principal para Portugal, coordenadora da Zona A (Países Mediterrâneos) e membro da Comissão de Coordenação Internacional do estudo «Health Behaviour School Aged Children», da Organização Mundial de Saúde.
Coordena o Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis, preside o «Aventura Social Associação». É membro e perito da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC)/INFARMED do Ministério da Saúde.
Agregada e doutorada em Psicologia, é doutorada em Gestão, mestre em Saúde Pública e licenciada em Psicologia Clínica.
Última atualização: maio de 2025
É investigadora Principal para Portugal, coordenadora da Zona A (Países Mediterrâneos) e membro da Comissão de Coordenação Internacional do estudo «Health Behaviour School Aged Children», da Organização Mundial de Saúde.
Coordena o Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis, preside o «Aventura Social Associação». É membro e perito da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC)/INFARMED do Ministério da Saúde.
Agregada e doutorada em Psicologia, é doutorada em Gestão, mestre em Saúde Pública e licenciada em Psicologia Clínica.
Última atualização: maio de 2025
Marina Carvalho
Professora catedrática no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) e exerce psicologia clínica e da saúde na Unidade Local de Saúde do Algarve, em Portimão.
É, desde 2018, investigadora integrada no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, com uma vasta publicação de artigos científicos em livros e revistas nacionais e internacionais. Faz parte da equipa portuguesa do estudo «Health Behaviour School Aged Children» (OMS) e do Observatório Escolar–Saúde Psicológica e Bem-estar.
É licenciada em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia da Saúde pelo ISPA. Em 2007, doutorou-se em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.
Última atualização: maio de 2025
É, desde 2018, investigadora integrada no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, com uma vasta publicação de artigos científicos em livros e revistas nacionais e internacionais. Faz parte da equipa portuguesa do estudo «Health Behaviour School Aged Children» (OMS) e do Observatório Escolar–Saúde Psicológica e Bem-estar.
É licenciada em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia da Saúde pelo ISPA. Em 2007, doutorou-se em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.
Última atualização: maio de 2025
Cátia Branquinho
Doutorada e pós-doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, é desde 2023 professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora integrada no «Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing» (CRC-W) e na equipa Aventura Social, é também coordenadora executiva do Observatório de Saúde Psicológica e Bem-estar nas Escolas / Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Foi coordenadora executiva de projetos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, como «Dream Teens», «#GeraçõesComVoz», «Learn to Fly».
As suas áreas de investigação focam-se no desenvolvimento positivo, flexibilidade psicológica, participação social e saúde psicológica e bem-estar de crianças e adolescentes, sendo autora de várias publicações relacionadas com os temas.
Última atualização: maio de 2025
Foi coordenadora executiva de projetos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, como «Dream Teens», «#GeraçõesComVoz», «Learn to Fly».
As suas áreas de investigação focam-se no desenvolvimento positivo, flexibilidade psicológica, participação social e saúde psicológica e bem-estar de crianças e adolescentes, sendo autora de várias publicações relacionadas com os temas.
Última atualização: maio de 2025
07
Jun 2025
17h00
Cristina Castel-Branco
É professora e arquiteta paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA).
Doutorou-se (1993) e é docente no mesmo Instituto. Dirigiu o Jardim Botânico da Ajuda. É autora do anfiteatro e dirige os restauros da Quinta das Lágrimas desde 2004.
Fundou, em 2002, a Associação de Jardins Históricos.
É membro internacional do ICOMOS (UNESCO) no Comité de Paisagens Culturais e membro correspondente da Academia Nacional de Belas Artes (2016). Foi condecorada em França com a Ordre d’Officier des Arts et des Lettres (2013) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que lhe atribuiu o Louvor de Mérito (2020). É autora de mais de 20 obras sobre jardins e Arquitetura Paisagista.
Última atualização: maio de 2025
Doutorou-se (1993) e é docente no mesmo Instituto. Dirigiu o Jardim Botânico da Ajuda. É autora do anfiteatro e dirige os restauros da Quinta das Lágrimas desde 2004.
Fundou, em 2002, a Associação de Jardins Históricos.
É membro internacional do ICOMOS (UNESCO) no Comité de Paisagens Culturais e membro correspondente da Academia Nacional de Belas Artes (2016). Foi condecorada em França com a Ordre d’Officier des Arts et des Lettres (2013) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que lhe atribuiu o Louvor de Mérito (2020). É autora de mais de 20 obras sobre jardins e Arquitetura Paisagista.
Última atualização: maio de 2025
Paginação
- Página 1
- Próxima página
0