No início da década de 1970, Portugal era um país onde um em cada quatro portugueses não sabia ler e apenas 5% dos jovens em idade escolar estavam matriculados. Em cinco décadas de democracia quanto se alterou?
A Educação é uma das chaves do desenvolvimento dos países e Portugal é um caso de sucesso no que toca à democratização do ensino e ao aumento sustentado das qualificações da população.
Para além das desigualdades sociais, o 25 de Abril atenuou também outra forma de desigualdade, a de género. Há uma maior presença feminina no ensino superior desde 1986, altura em que mais de metade dos alunos inscritos passaram a ser mulheres e, hoje, mais de 50% das mulheres jovens têm formação superior.
Cinquenta anos depois, a escola é para todos, embora nem todos partam do mesmo sítio ou com as mesmas condições. A par disso, cada vez mais jovens portugueses optam por deixar o país e os que permanecem em Portugal têm dificuldade em ver refletido nos salários o valor das suas qualificações. Um tecido empresarial assente em pequenas e médias empresas, com baixa produtividade, continua a pagar salários baixos e a manter o país na cauda da Europa.
Este documentário deixa ainda na linha do horizonte um dos pontos críticos do sistema educativo: a falta de professores. Se em 1974 o país tinha 70 mil docentes nas escolas, entretanto, o número mais do que duplicou – hoje são 150 mil. Mas muitos estão à beira da reforma e os que ficam não chegam. Renovar a classe docente é um dos grandes desafios para o futuro da Educação dos próximos 50 anos.
Portugal hoje é muito diferente do que era há 50 anos. Quase cinco décadas depois, que mudanças profundas aconteceram no país? E que lições devemos retirar para melhorar o futuro?
A Fundação tem um extenso programa para refletir sobre o que mudou e o que é preciso garantir para melhorar a democracia nacional.
Um programa que começa no Quartel do Carmo onde o regime caiu – com o evento «Cinco décadas de democracia, o que mudou?» – e se estende a mais debates, uma série de oito minidocumentários, documentários, publicações e estudos, que vão permitir pensar e construir o futuro coletivo.
Quão desigual é o país? A pobreza e as desigualdades estão a diminuir ou a agravar-se? Qual o impacto das políticas públicas na redução da pobreza e...