Portugal conseguiu tirar 721 mil pessoas da pobreza, desde 2008, de acordo com dados da Pordata. E, segundo o INE, foi no final dessa década que o país atingiu a taxa de pobreza mais baixa de sempre: 16%.
Ainda assim, o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento de 2020 revelou que o país tem 2 milhões de pobres. Um número que coloca Portugal entre os países da UE com mais pessoas em risco de pobreza ou exclusão social, dados do Eurostat.
O que está a faltar no combate à pobreza, em Portugal? Quais são as áreas críticas de intervenção? Pode o alargamento do ensino obrigatório ajudar a reduzir os índices de pobreza? O trabalho é uma garantia ou será preciso aumentar-se o rendimento médio da população? São precisas mais ajudas sociais? E se sim, quais?
Neste Fronteiras XXI, descobrimos se é possível erradicar a pobreza e como.
Estudo FFMS: «A Pobreza em Portugal» (2021)
Ciclo de conferências «A Pobreza em Portugal» (2021)
PORDATA - Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 2030: Erradicar a Pobreza
"Em Portugal, há uma pobreza tradicional: é persistente e transmite-se"
Cimeira Social: Reduzir a pobreza passa por combater a precariedade laboral
Colocar a luta contra a pobreza na Segurança Social? "Isso vai falhar de certeza absoluta"
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia selecionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.
Ao longo de 90 minutos, discutem-se temas que marcam a atualidade, mas também outros, menos mediáticos, que afetam o dia a dia dos portugueses para falar do presente a pensar no futuro.