O nosso país tem ainda deficiências na qualificação da sua população, mas assiste, simultaneamente, ao decréscimo da população que ingressa no ensino superior e a mudanças nas regras de financiamento das Universidades. Quais são e quais devem ser as políticas de acesso ao ensino superior? As atuais adequam-se à realidade portuguesa? Em que medida a oferta deverá adequar-se ao mundo do trabalho? Há equidade no acesso ao Ensino Superior? Como se faz a escolha entre universidades e politécnicos? Os cursos curtos vão ser procurados? E o interior vai continuar a desertificar-se? Como se relaciona e se deve relacionar o acesso com o financiamento?
Uma investigadora inglesa comparará vários países europeus: como é feito o acesso e qual a relação com o financiamento das instituições? Uma especialista portuguesa focar-se-á nas questões regionais de acesso. Quais são os "prémios" para o próprio e para a instituição do acesso ao ensino superior?
Todos os anos, um mês dedicado à Ciência e à Educação. Com entrevistas e debates com grandes figuras internacionais e nacionais, que trazem ao público as últimas investigações científicas e novidades na aprendizagem. Do universo, à biologia, do cérebro à alimentação, passando pela leitura ou pela capacidade da memória.