A
A

População

FFMS: Themes - Most Recent
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
23
Novembro
2022
Desmantelada mais uma rede de exploração de trabalho escravo de 35 imigrantes no Baixo Alentejo, havendo a reportar práticas de violência física e psicológica.
01
Outubro
2022
Segundo dados do INE, quase 14% dos nascimentos são de mãe estrangeira, a maior percentagem de sempre na taxa nacional de natalidade.
01
Setembro
2022
O SEF investiga quase cem trabalhadores ilegais que terão vindo ilegalmente de Timor-Leste e que se encontram em grande fragilidade habitacional e social, à semelhança de milhares de asiáticos em Lisboa e no Alentejo. O Governo conseguirá alojar centenas de timorenses em outubro. São descobertos grupos violentos de artes marciais a angariar estes imigrantes.
01
Agosto
2022
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) investiga juntas de freguesia de Lisboa onde se suspeita haver auxílio à imigração ilegal, com a emissão de atestados de residência em grande número em algumas moradas. Há prédios em Lisboa onde dizem viver 1400 imigrantes.
01
Julho
2022
Entre janeiro e julho, o número de óbitos mantém-se muito elevado, com mais de dez mil mortes por mês, só comparável com as duas vagas da pneumónica após a I Guerra Mundial.
02
Março
2022
A ONU reporta que mais de um milhão de refugiados abandonaram a Ucrânia, e o Tribunal Penal Internacional inicia uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.
19
Abril
2021
Tem lugar o Censos 2021, com informação recolhida junto da população local pelo INE, através do portal censos2021.ine.pt, por telefone, junto do e-balcão, nas juntas de freguesia ou por autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores. As principais rubricas surgem agregadas em População, Famílias, Escolaridade e Emprego, Território e Habitação.
04
Dezembro
2020
O número de casos de infeção confirmada por COVID-19 ultrapassa os 65 milhões em todo o mundo, com o número global de mortos a exceder já 1,5 milhões. Na última semana, morreram mais de 10 000 pessoas por dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia já causou mais mortes em 2020 do que a tuberculose em 2019, bem como quatro vezes mais mortes do que a malária.
Autor
Susana Schmitz
Doutoranda em Psicologia Social e Organizacional no Iscte-IUL e investigadora assistente na CUBE – Unidade de Investigação Empresarial e Económica da Católica-Lisbon. Os seus interesses a nível de investigação incluem o jovenismo e o envelhecimento no contexto do local de trabalho.
É ainda professora na Católica-Lisbon e trabalha como consultora independente sobre questões de diversidade etária e de planeamento da reforma.


Última atualização: julho de 2024

Autor
Miriam Rosa
Dirige o Centro de Inovação QSR (Quasar Human Capital), é professora convidada no ISCTE, e investigadora colaboradora no CIS-ISCTE.
É doutorada em Psicologia Social e a sua investigação incide sobretudo sobre a idade e a inclusão de género no local de trabalho e sobre mudanças organizacionais/sociais. Atualmente, trabalha em setores de alta tecnologia (p. ex. aeroespacial, energético).

Última atualização: julho de 2024

Autor
Christin-Melanie Vauclair
Professora assistente no Departamento de Psicologia Social e Organizacional no Iscte-IUL e membro efetiva no Centro de Investigação em Psicologia e Intervenção Social.
Coordena, desde 2016, o Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade, no Iscte.
A sua investigação incide sobretudo sobre o idadismo e a psicologia transcultural, recebeu financiamento de instituições nacionais e internacionais, e foi publicada em revistas académicas de grande impacto.

Última atualização: julho de 2024
Autor
Carla Sofia Esteves
Investigadora assistente na CUBE – Unidade de Investigação Empresarial e Económica da Católica-Lisbon.
É licenciada em Psicologia Social e Organizacional (Iscte-IUL) e doutorada em Psicologia Social (Iscte-IUL).
A sua investigação incide sobretudo em relações intergrupos, minorias, inclusão/exclusão, estereótipos e idadismo, em termos dos fatores mitigantes ou exacerbantes.

Última atualização: julho de 2024
Autor
David Patient
Professor catedrático de Liderança na Vlerick Business School (Bélgica). Licenciou-se em Direito na University College London (Reino Unido) e tem um MBA e um doutoramento em Comportamento Organizacional da University of British Columbia (Canadá).
Os seus interesses de investigação incluem justiça organizacional, diversidade etária, comunicação em gestão e equipas eficazes. Os seus estudos foram publicados em revistas académicas internacionais de renome.

Última atualização: julho de 2024
Autor
Ashton Applewhite
Autora de «This Chair Rocks: A Manifesto Against Ageism», está na vanguarda do movimento emergente para aumentar a consciencialização sobre o idadismo e tornar a idade num critério de diversidade.
Cofundadora da «Old School Anti-Ageism Clearinghouse», é oradora frequente em diversas palestras sobre o tema, incluindo o palco principal do TED e as Nações Unidas.
Escreveu para Harper’s, para o The Guardian e para o New York Times; foi reconhecida pelo New York Times, New Yorker, National Public Radio e pela American Society on Aging como especialista em idadismo; e é a voz por trás de «Yo, Is This Ageist?»
Em 2022, foi nomeada pelas Nações Unidas como uma das «Healthy Aging 50»: cinquenta líderes que estão a transformar o mundo num lugar melhor para envelhecer.

Última atualização: julho de 2024
Autor
André Costa Jorge
É diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados e, desde 2018, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Anteriormente, coordenou o Gabinente de Apoio às Comunidades Ciganas (2006-2008).
É licenciado em Antropologia pelo ISCTE-IUL.

Última atualização: maio de 2024
Autor
Filipe Brito Bastos
Doutorado em Direito, pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, é professor auxiliar da Nova School of Law desde 2020. Leciona as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Administrativo.
Anteriormente, foi investigador e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Amesterdão. A sua investigação centra-se na interseção entre o Direito Público e o Direito da União Europeia.
É coautor de estudos para o Parlamento Europeu. Foi distinguido, em 2019, com o «Young Scholars' Award», da Research Network for European Administrative Law, de que é membro. Integra também a International Society for Public Law.

Última atualização: abril de 2024