O que queremos dizer quando falamos de «inovação»? Por que razão precisamos dela? Como podem as empresas e as sociedades incentivar essa inovação? O especialista em inovação e empreendedorismo Niron Hashai responde a estas questões neste episódio de «Isto Não É Assim Tão Simples».
Neste episódio, o professor no Centro Interdisciplinar da Arison School of Business, em Israel, explica como a inovação nasce de uma abertura para «desobedecermos aos nossos superiores» e, simultaneamente, colaborar com os nossos colegas de trabalho. Defende que, para inovar, é essencial correr riscos e falhar, mas «não falhar demais».
Respondendo às questões de Pedro Pinto, Niron Hashai descreve o que é uma «cultura de inovação», dando exemplos de empresas que inovaram e, dessa forma, melhoraram os seus negócios, antes de examinar o tipo de estrutura empresarial que pode promover esse tipo de inovação.
Nesta entrevista, discute ainda os perigos da «inovação pela inovação» e reflete sobre os potenciais benefícios e perigos da inteligência artificial. Uma conversa que vale a pena ouvir.
Grandes temas, grandes nomes num novo programa dedicado a entrevistas com personalidades internacionais ligadas à política, economia e sociedade. Conduzidas pelo jornalista Pedro Pinto, estas conversas, com convidados especiais, querem simplificar e ajudar a desmistificar alguns dos temas mais importantes da atualidade. Todos os meses, no site da Fundação.