A economia europeia deve facilitar a transição climática enquanto se ajusta à nova realidade comercial de uma Rússia sancionada, de uma China ameaçada e de uns EUA protecionistas.
Neste contexto, o crescimento sustentado e inclusivo da Europa é mais do que necessário. Não só para recuperar da crise pandémica, mas também para travar a ascensão do populismo. Este painel discutirá as perspetivas de crescimento da União Europeia, os riscos de uma crise financeira e o papel que a política industrial pode desempenhar.
Como pode a UE atuar, criando mecanismos eficazes para alavancar um crescimento sustentável dos seus estados-membros? Está a competitividade europeia em crise? Que medidas deve tomar a EU para reduzir o impacto nos cidadãos do aumento da inflação e das taxas de juro?
As respostas num debate com Ricardo Reis, professor na London School of Economics, e Olivier Guersent, diretor-Geral para a Concorrência na Comissão Europeia,, moderadado pela jornalista do «Finantial Times», Laura Dubois.
Debates sobre os grandes temas que desafiam Portugal com os principais resultados de estudos inéditos da Fundação.