A dívida pública da maioria dos países europeus atingiu níveis recordes em resposta à pandemia e à crise energética que se seguiu à invasão da Ucrânia pela Rússia. Este elevado nível de gastos corre o risco de alimentar a inflação, e a Comissão Europeia procura o regresso a uma disciplina fiscal. Mas as regras fiscais precisam ser adaptadas a uma nova realidade.
Que políticas fiscais devem ser implementadas, dadas as atuais medidas do Banco Central Europeu para responder ao aumento da inflação? Como podem os Estados gerir as tensões entre a procura de apoio por parte das empresas e famílias e a necessidade de controlar o endividamento? Quais são as vantagens e as limitações das novas regras fiscais propostas pela Comissão Europeia? Quais serão as principais frentes de batalha?
Um debate onde participam Philippe Martin, professor na universidade Sciences Po e ex-conselheiro económico do presidente francês Emmanuel Macron, a eurodeputada socialista Margarida Marques, e Lucio Pench, ex-diretor de política macroeconómicas na Comissão Europeia. Moderado pela jornalista do «Politico» Paoma Tamma.
Debates sobre os grandes temas que desafiam Portugal com os principais resultados de estudos inéditos da Fundação.