Economia e Políticas Económicas

Investimento em Infra-estruturas em Portugal

PUBLICADO EM fevereiro 2016
Sobre
Ver

Projecto

Este projecto contempla duas vertentes. Na primeira vertente, disponibiliza uma extensiva base de dados nacional e regional dos investimentos em doze diferentes tipos de infra-estruturas - de transporte, sociais e básicas e também o primeiro de dois volumes com o título de Investimentos em infra-estrutura em Portugal – VOLUME I: Dados e Factos Estilizados.

Na segunda vertente, desenvolve uma análise a nível agregado, sectorial e regional dos efeitos económicos de tais investimentos (que inclui o volume Investimentos em infra-estruturas em Portugal – VOLUME II: O Impacto Económico escrito em língua inglesa e seis documentos técnicos de trabalho, também em língua inglesa).

Finalmente, toda a informação é apresentada ao grande público no livro Investimentos Públicos em Portugal, o qual sumariza os aspectos mais importantes dos factos estilizados e dos efeitos económicos dos investimentos em infra-estruturas em Portugal, e também na Apresentação pública do estudo (realizada em 10 de Março de 2016).

O objectivo central deste esforço é o de permitir, no nosso país, um debate informado por conceitos e não por preconceitos. Para possibilitar o mais amplo acesso entre o grande público, e em particular no mundo académico e de analistas e decisores de política económica, o estudo é complementado por um conjunto de ficheiros que documentam toda a informação estatística nele utilizada. Este conjunto de dados auxiliares inclui a discriminação e justificação das fontes escolhidas, as bases de dados por assunto e a digitalização de algumas fontes originais e pode ser solicitado mediante pedido escrito para ffms@ffms.pt  

Autoria

Coordenação e autoria

  • Alfredo Marvão Pereira
    Economista. Professor no College of William and Mary - Williamsburg, Virginia (endereço electrónico: pereiraalfredomarvao@gmail.com)
  • Rui Marvão Pereira
    Professor no College of William and Mary - Williamsburg, Virginia (endereço electrónico: rui.marvao.pereira@gmail.com)

Partilhar