A
A

Política

FFMS: Themes - Most Recent
O passado pela frente
Viaje pelos principais acontecimentos deste tema
FFMS: Lista de Cronologias
29
Dezembro
2022
O caso que levou à demissão de Alexandra Reis do cargo de secretária de Estado leva o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, a apresentar também a sua demissão. A 2 de janeiro é substituído por João Galamba.
27
Dezembro
2022
Por decisão do ministro das Finanças, Fernando Medina, a secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, apresenta a sua demissão. Está em causa uma suposta indemnização de € 500 mil euros para abandonar a administração da TAP, sendo posteriormente administradora da ANA e por fim empossada como secretária de Estado.
17
Dezembro
2022
Leo Varadkar sucede a Micheál Martin como primeiro-ministro da Irlanda, conforme determinado no acordo rotativo assinado em 2020.
13
Dezembro
2022
Reunião do Conselho de Estado tendo como único ponto da ordem de trabalhos a «União Europeia: processo de alargamento e processo de reformas financeira e económica».
07
Dezembro
2022
O Congresso do Peru afasta o presidente Pedro Castillo do seu cargo e prende-o quando este tenta dissolver o Congresso, numa tentativa de golpe de Estado. Sucede-lhe a vice-presidente Dina Boluarte.
07
Dezembro
2022
Após protestos de grande envergadura contra as políticas de «covid zero» do Governo chinês, este alivia uma série de restrições referentes à contenção da doença.
05
Dezembro
2022
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta o estudo Ética e Integridade na Política: Perceções, controlo e impacto, sobre a ética e a integridade na vida política, coordenado por Luís de Sousa e Susana Coroado, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.
02
Dezembro
2022
O G7 e a Austrália juntam-se à UE e impõem um teto de $ 60 por barril ao petróleo russo, destinado a «evitar que a Rússia lucre com a guerra de agressão contra a Ucrânia».
15
Novembro
2022
Tem lugar a cimeira dos G20 no Bali, Indonésia.
Autor
Rita Figueiras
Investigadora na área da Comunicação Política, professora na Universidade Católica Portuguesa e coordenadora do Doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma instituição. É igualmente professora e investigadora convidada em várias universidades internacionais.
Autor
Peter Apps
Comentador de política internacional na Reuters, militar na reserva do Exército britânico, e diretor executivo do «Project for Study of the 21st Century» (PS21).
Como correspondente de risco político e defesa global na Reuters, reportou a partir de várias partes do mundo, sendo nomeado colunista da Reuters em 2016.
Teve instrução na reserva com os exércitos britânico e norte-americano e, mais recentemente, como reservista especialista do exército do britânico, fornecendo aconselhamento e análise, e servindo em duas comissões durante a Covid-19 e a guerra da Ucrânia.
É autor de dois Kindle Singles de sucesso, «Before Ebola» (2014) e «Churchill in the Trenches» (2015).
Autor
José Gomes André
Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona nas áreas da Filosofia Política, História das Ideias Contemporâneas e Estudos Europeus. Doutorou-se em Filosofia Política na FLUL e realizou um pós-doutoramento sobre federalismo (pensamento moderno e contemporâneo). É autor de vários artigos e obras, com destaque para: «Razão e Liberdade. O Pensamento Político de James Madison» (Esfera do Caos, 2012), «Challenges to Democratic Participation. Antipolitics, Deliberative Democracy, and Pluralism» (coeditor, Lexington Books, 2014) e «Teorias Políticas Contemporâneas» (coeditor, Documenta, 2016). Colabora regularmente com a comunicação social, como comentador político sobre assuntos relacionados com os EUA.
Autor
Hélène Landemore
Professora Associada de Ciência Política na Universidade de Yale. Após a licenciatura na Ecole Normale Supérieure e Sciences-Po em Paris, doutorou-se em Ciência Política na Universidade de Harvard, em 2008. É autora de «Hume. Probabilité et Choix Raisonnable» (PUF: 2004) e «Democratic Reason: Politics, Collective Intelligence, and the Rule of the Many» (Princeton University Press, 2013, vencedor do Prémio David and Elaine Spitz 2015 como melhor obra em teoria democrática/liberal publicada dois anos antes). É coeditora, com Jon Elster, de «Collective Wisdom: Principles and Mechanisms» (Cambridge University Press, 2012). Encontra-se, atualmente, a investigar e a escrever um novo livro provisoriamente intitulado «After Representation: Rethinking Democracy for the 21st Century». Publicou vários artigos baseados, entre outros, no acordo em democracia deliberativa, no processo constitucional de 2010-2013, formulação de políticas crowdsourced na Finlândia e democracia no local de trabalho.
Autor
Yannis Papadopoulos
Professor de Ciências Políticas na Universidade de Lausanne, na Suíça. Foi Professor Convidado e Fellow em muitas instituições académicas Europeias. A sua investigação baseia-se nas implicações das transformações da governação na democracia e responsabilidade. Os seus livros mais recentes incluem Democracy in Crisis? Politics, Governance and Policy (Palgrave, 2013) e Accountability and European Governance (coeditado com Deirdre Curtin e Peter Mair; Routledge, 2012).

Última atualização: outubro de 2016
Autor
Jean L. Cohen
Professora Nell and Herbert M. Singer de Teoria Política no departamento de Ciência Política da Universidade de Columbia. É especialista em teoria política e jurídica contemporânea, com foco na sociedade civil, soberania, globalização e democracia, religião e política. É autora de vários livros e artigos, incluindo «Class and Civil Society: The Limits of Marxian Critical Theory» (University of Massachusetts Press, 1982); «Civil Society and Political Theory» (coautora com Andrew Arato) (MIT Press, 1992); «Regulating Intimacy: a New Legal Paradigm» (Princeton University Press, 2002); e «Globalization and Sovereignty: Rethinking Legality and Legitimacy in the Epoch of Globalization» (Cambridge University Press, 2012). É coeditora de dois volumes: «Democratic Citizenship and War» (Rutledge, 2010) e «Religion Secularism and Constitutional Democracy» (Columbia University Press, 2016). Publicou mais de 70 artigos em revistas como Constellations, Ethics and International Affairs, Philosophy and Social Criticism, Social Research, Political Theory, Telos, Thesis 11, e em diversas revistas jurídicas, sendo, também, autora de vários capítulos em livros publicados. O seu trabalho foi traduzido em diferentes línguas incluindo chinês, francês, alemão, italiano, russo, servo-croata, espanhol e sueco.
Autor
Chantal Mouffe
Professora de Teoria Política na Universidade de Westminster, estudou nas universidades de Louvain, Paris, e Essex. Lecionou em várias universidades na Europa, na América do Norte e na América Latina e ocupou cargos de investigação em Harvard, Cornell, na Universidade da Califórnia, no Instituto de Estudos Avançados, em Princeton, e no Centro Nacional de Investigação Científica em Paris. Entre 1989 e 1995, foi Directrice de Programme na Faculdade Internacional de Filosofia, em Paris. Autora de Gramsci and Marxist Theory, Dimensions of Radical Democracy, Deconstruction and Pragmatism, e The Challenge of Carl Schmitt; coautora, com Ernesto Laclau, de Hegemony and Socialist Strategy: Towards a Radical Democratic Politics (1985); e autora de The Return of the Political (1993) e The Democratic Paradox (2000). A sua obra mais recente é On the Political (Routledge, 2005).
Autor
Vivien A. Schmidt
Professora Jean Monnet de Integração Europeia, professora de Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade de Boston e diretora fundadora do Centro de Estudo da Europa da Universidade de Boston. A sua investigação centra-se na economia política, instituições, democracia e teoria política Europeias. Os seus mais recentes livros incluem «Resilient Liberalism in Europe’s Political Economy» (coeditado, 2013), «Debating Political Identity and Legitimacy in the European Union» (coeditado, 2011), «Democracy in Europe» (2006) - nomeado em 2015 pelo Parlamento Europeu como um dos «100 Livros sobre a Europa para Recordar» - e «The Futures of European Capitalism» (2002). Honras, prémios, bolsas de estudo e subvenções recentes incluem o doutoramento honoris causa pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB), a Presidência da Belgian Franqui Interuniversity para académicos estrangeiros, uma bolsa de investigação da Comissão Europeia (DG ECFIN), e a subvenção HORIZON 2020 da Comissão Europeia: (ENLIGHTEN: «European Legitimacy in Governing through Hard Times: The Role of European Networks» – como principal investigadora da Universidade Livre de Bruxelas).
Autor
Wolfgang Streeck
Diretor do Max Planck Institute for the Study of Societies, na Colónia, e professor de Sociologia na Universidade de Colónia. É Fellow Honorário da Society for the Advancement of Socio-Economics e membro da Berlin Brandenburg Academy of Sciences, bem como da Academia Europaea.
A crise económica e financeira que teve início em 2008 continua a manter o mundo sob tensão. A gravidade da situação é igualada pela ausência de compreensão generalizada dos eventos atuais, bem como do seu início. Wolfgang Streeck coloca a crise no contexto da longa transformação neoliberal do capitalismo pós-guerra iniciada nos anos 70. Streeck analisa as tensões e conflitos subsequentes envolvendo estados, governos, eleitores e interesses capitalistas, expressos em inflação, dívida pública e aumento da dívida privada.

Última atualização: outubro de 2016
Autor
Rebecca Abecassis
Editora de programas de Notícias Internacionais e de Notícias Europeias na SIC Portugal, desde 2001. Entre 1992 e 1997, trabalhou maioritariamente em Paris e Londres, na Agence France Presse, le Nouvel Observateur, na BBC e no centro Europeu do canal televisivo CNN, entre outros. De 1997 a 2000, foi jornalista na RTP Portugal. É, atualmente, editora do programa de negócios europeus «Os Europeus». Entrevistou diversos líderes políticos, escritores, economistas e outros, entre os quais Manuel Valls, Martin Schulz, Federica Mogherini, Pierre Moscovici, Frans Timmermans, Valdis Dombrovskis, Laurent Juppé, Anne Hidalgo, Jacques Delors, Charif Majdalani, Jean d’Ormesson, Alain Fabius, Vaclav Klaus, Vaclav Havel, Carl Bilt, Manouchehr Mottaki, Bronislaw Geremek, Joschka Fisher, Margot Walstrom, Timothy Garton Ash, Niall Ferguson e Amin Malouf.