Nas Zonas Azuis as pessoas vivem vidas mais saudáveis, atingindo muitas vezes os 100 anos. É o caso de lugares como Okinawa, no Japão, a Sardenha, em Itália, ou Icária, na Grécia.
Como se explica a longevidade dos habitantes destas zonas do mundo? O norte-americano Dan Buettner traz as respostas neste episódio de «Isto Não é Assim Tão Simples».
Autor de cinco livros sobre longevidade e felicidade, o investigador descobriu cinco lugares do globo – a que chamou Zonas Azuis – onde as pessoas chegam aos 100 anos, com poucas doenças, e partilhou esta informação com o mundo. As suas obras foram todas best-sellers nos EUA.
A par do seu trabalho como autor, Dan Buettner colabora com municípios, grandes empresas e companhias de seguros na criação de Projetos de Zonas Azuis em comunidades, locais de trabalho e universidades.
Neste episódio, Buettner debruça-se sobre a forma como o ambiente – o que comemos, os nossos hábitos sociais, os nossos incentivos – afeta a nossa qualidade de vida. Analisa ainda a forma como a família ou um sentido de propósito podem contribuir para uma maior esperança de vida e destaca como uma «dieta de camponês» é um elemento essencial para quem vive numa «Zona Azul».
Grandes temas, grandes nomes num novo programa dedicado a entrevistas com personalidades internacionais ligadas à política, economia e sociedade. Conduzidas pelo jornalista Pedro Pinto, estas conversas, com convidados especiais, querem simplificar e ajudar a desmistificar alguns dos temas mais importantes da atualidade. Todos os meses, no site da Fundação.