«Uma experiência única». É assim que neste vídeo alguns dos 70 alunos descrevem a sua participação na Escola de Verão 2022 da Fundação.
Centrada no tema das alterações climáticas, a Escola foi criada para que, durante uma semana, pudessem pensar sobre assuntos fundamentais para o país. Quais as principais consequências das alterações climáticas, em Portugal? Será que todos os países contribuem de igual forma para esta realidade? O que atrasa os governos e as empresas na adopção de medidas mais sustentáveis? Como nos poderemos preparar para as mudanças impostas pela crise climática?
Os temas foram debatidos com especialistas de diferentes áreas, garantindo uma abordagem multidisciplinar, na Pousada da Juventude de Almada. Entre eles a socióloga Mónica Truninger; a coordenadora da Fashion Revolution Portugal Salomé Areias,a vice-presidente da Zero Susana Fonseca, o professor e Investigador na FCT-NOVA João Pedro Gouveia ou o podcaster e economista José Maria Pimentel.
A Escola de Verão da Fundação foi criada para estudantes com o 10º ou 11º ano e é o principal projeto da Fundação destinado ao público mais jovem. Num mundo em acelerada mudança, a Escola de Verão pretende dar aos mais novos ferramentas para desenvolverem competências essenciais para o futuro. Ferramentas baseadas em informação fidedigna e rigorosa, que lhes permitam tomar decisões informadas e ter um papel ativo na sociedade.