Qual é o papel da família na educação? O que pesa mais: a genética ou o ambiente em que se cresce? Neste episódio, Mónica Vieira e Hugo van der Ding destacam a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento de uma criança.
Longe vai o tempo em que se pensava que os bebés eram indiferentes ao que os rodeava. Hoje, dados científicos comprovam que os primeiros anos de vida, incluindo a gestação, são um período crucial para o desenvolvimento cognitivo.
A especialista analisa o impacto do contexto familiar na formação e percurso de crianças e jovens, desde tenra idade. Dos estímulos na primeira infância ao acompanhamento da vida escolar, a conversa percorre temas como a neuroplasticidade, os mecanismos de aprendizagem e a importância da leitura.
E porque a educação também se faz de exemplos, ouça conselhos práticos sobre como promover hábitos de leitura ou incentivar a criatividade nos mais pequenos.
Sabia que o gosto pelos livros se pode cultivar desde bebé? Conhece o conceito de ‘os primeiros mil dias’ da criança? E quem acha que influencia mais o desempenho dos filhos: o pai ou a mãe?
A resposta a estas e outras questões neste episódio.
RATO, Joana «Mente, Cérebro e Educação» (Ensaios da FFMS, 2023)
VALLEJO, Irene «O infinito num junco - a invenção do livro na Antiguidade e o nascer da sede de leitura» (Bertrand Editora, 2020)
DESMURGET, Michel «Ponham-nos a ler! A leitura como antídoto para os cretinos digitais» (Contraponto Editores, 2024)
KADOSH, Maria Ana «Alimentação e Nutrição, Os Primeiros 1000 Dias de Vida» (FFMS, 2023)
«Fluência de leitura: o que é e como se atinge?» Vídeo, Iniciativa Educação (2025)
Série ‘Babies’ (Netflix, 2021)

4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.