Da Inteligência artificial à economia digital, das migrações à sustentabilidade ambiental, a Escola de Verão 2019 foi dedicada a pensar o futuro do planeta.
Durante cinco dias, 24 estudantes de todo o país puderam debater estes temas fundamentais com especialistas como o Alto-Comissário para as Migrações Vasco Malta ou o investigador em inteligência artificial e presidente do Instituto Superior Técnico Arlindo Oliveira.
Gonçalo Saraiva Matias, diretor de Estudos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, explica que «o objetivo desta iniciativa é envolver jovens estudantes pré-universitários, incentivando-os a pensarem de forma crítica e criativa o futuro do planeta e dando-lhes a possibilidade de debater com especialistas temas fundamentais para o futuro da Humanidade».
A Escola de Verão da Fundação foi criada para estudantes com o 10º ou 11º ano e é o principal projeto da Fundação destinado ao público mais jovem. Num mundo em acelerada mudança, a Escola de Verão pretende dar aos mais novos ferramentas para desenvolverem competências essenciais para o futuro. Ferramentas baseadas em informação fidedigna e rigorosa, que lhes permitam tomar decisões informadas e ter um papel ativo na sociedade.