Porque temos comportamentos que colocam a saúde em risco?
Todos nós já pensámos, em alguma altura da vida, em começar a praticar atividade física de forma consistente, modificar alguns aspetos da alimentação ou em fazer exames e/ou consultas de rotina.
Por outro lado, também conhecemos pessoas que não pensam duas vezes quando se alimentam à base de fast food, fumam ou bebem álcool em excesso, conduzem em excesso de velocidade ou arriscam a vida para ver uma tempestade junto ao mar.
Porque é que há quem tenha comportamentos que promovem a saúde enquanto outros têm comportamentos de risco? E porque é que algumas pessoas que iniciam mudanças de comportamento e, a determinada altura, têm dificuldades em manter essa mudança?
Para conseguir modificar um comportamento é importante ter informação. Mas isso não é suficiente. É preciso igualmente ter atitudes positivas face a essa mudança, um compromisso firme no sentido da mudança e o apoio de pessoas significativas da nossa rede social e familiar.
Para além disso, a mudança que é pretendida deve ser coerente com o que é, naquele momento, importante para a pessoa (por exemplo, a saúde) e ter em consideração os custos da manutenção dos comportamentos de risco e os benefícios da mudança a médio e longo prazo.
Esta perceção do risco, a par das capacidades e competências individuais, bem como de eventuais barreiras internas (por exemplo, tempo e dinheiro) ou externas (disponibilidade de horários, distância, etc), podem interferir na concretização da mudança.
Não sendo fácil, porque a mudança de hábitos requere tempo e prática, é possível modificarmos os nossos comportamentos de risco.
Este livro revela-nos, de forma acessível e prática, os processos em que se baseia a mudança e a forma como cada um de nós pode assumir um compromisso com vista a uma alteração consistente e efetiva de comportamentos de risco.
Adicionalmente, este livro identifica ainda, os principais aspetos nas quais as políticas de saúde pública se devem basear para promover junto da população uma vida mais prolongada e de saudável.
O livro de Marina Carvalho «Riscos Comportamentais e Saúde», é o ponto de partida do segundo episódio do podcast «Eu posso ser...» em parceria com o Observador Lab.
Ouça o segundo episódio «Eu posso ser....mais saudável», disponível nas plataformas habituais e no site da Fundação.