Escola de Verão 2025
A Escola de Verão que agora começa e termina a 7 de setembro vai dar-te a oportunidade de saberes mais sobre a IA, desenvolveres o pensamento crítico, participares em dinâmicas de grupo, partilhares as tuas ideias e debater pontos de vista com conceituados especialistas sobre o mundo digital e as oportunidades e riscos da tecnologia.
No programa, na 'tab' em baixo, encontras conteúdos mais específicos sobre o foco de cada sessão e as as atividades planeadas para a semana.
Na era da inteligência artificial, competências como a criatividade ou a empatia são mais importantes do que a qualificação técnica? Que riscos trazem a desinformação e as fake news à democracia? A privacidade de cada um deve ser protegida, mesmo quando acarreta maiores riscos para a segurança nacional?
A inteligência artificial já está a mudar o modo como comunicas, aprendes e te divertes, ou como irá revolucionar o mundo no futuro.
Na Escola de Verão da Fundação, que decorre de 31 de agosto a 7 de setembro, no WOT Peniche, terás oportunidade de aumentar o teu conhecimento, desenvolveres pensamento crítico, participar em dinâmicas de grupo, partilhar as tuas ideias e debater pontos de vista com conceituados especialistas na área da inteligência artificial.
No programa, em baixo, encontras conteúdos mais específicos sobre o foco de cada sessão.
Teresa Mourão-Ferreira, diretora-geral da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Ana Rita Petinga, vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche
Os participantes vão aprender como funcionam os algoritmos de recomendação e as suas limitações e enviesamentos. Terão oportunidade de testar o que aprenderam nos programas que habitualmente usamos no dia-a-dia, como o Google e o Chat-GPT. Através de uma série de exercícios guiados, vão poder confirmar que os programas dão diferentes respostas a diferentes perfis de utilizadores, sendo menos objetivas e isentas do que poderiam esperar.
Com: Joana Gonçalves de Sá, coordenadora do grupo de investigação «Social Physics & Complexity» do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Esta sessão focará as implicações dos algoritmos de recomendação a nível individual e coletivo, alertando para a forma como afetam a relação dos cidadãos com a informação e uns com os outros. Em última análise, estas tecnologias introduzem grandes desafios para as democracias liberais, com a introdução da desinformação e a fragmentação dos cidadãos. Importa conhecer as soluções disponíveis para mitigar estes riscos: regular, responsabilizar, sensibilizar, ensinar.
Com: Adolfo Mesquita Nunes, sócio da sociedade de advogados Pérez-Llorca, ex-secretário de Estado do Turismo
Sabendo que os algoritmos de recomendação nos deixam nesta posição vulnerável à manipulação, o pensamento crítico torna-se mais importante do que nunca. Neste dia, começamos do zero, aprendendo como se compõe um argumento, o que torna os argumentos fortes ou fracos, como validar informação e como navegar um mundo da desinformação cada vez mais sofisticado e credível. Passo a passo, os participantes passarão da teoria à prática, testando as suas intuições e aprendizagens.
Com: José Maria Pimentel, economista e moderador do podcast «45 Graus»
Os participantes receberam em casa, semanas antes do início da Escola, um livro que deveriam ler até este dia. Os livros não eram todos iguais: 20 participantes leram o «Retrato de Dorian Gray», de Oscar Wilde; 20 leram o «À Espera no Centeio», de J.D. Salinger; 20 leram o «Frankenstein», de Mary Shelley. Nesta Reading Party, serão convidados a refletir sobre a pertinência destas obras clássicas nos dias que correm.
Com Rita Saias, consultora da Casa Civil do Presidente da República para a Juventude, Diálogo Intergeracional e Envelhecimento Ativo
A presença constante das tecnologias digitais nas nossas vidas tem impactos profundos no desenvolvimento de cada um. Por um lado, afeta a maneiro como aprendemos, a nossa capacidade concentração e de retenção de informação. Simultaneamente, a utilização massificada de redes socias tem efeitos profundos na forma como nos relacionamos com os nossos pares, familiares, e até romanticamente. Por último, a utilização habitual de plataformas digitais também está correlacionada com a deterioração da nossa saúde mental, e até com o surgimento de doenças do foro psicológico.
Com:
Gustavo Jesus, psiquiatra, diretor clínico da «Partners in Neuroscience»
Ivone Patrão, psicóloga clínica e da saúde, professora auxiliar no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Joana Rato, psicóloga da educação, professora auxiliar e investigadora na Universidade Católica Portuguesa
Marta Amaral, jornalista, host e coautora do podcast «O Nosso Olhar Para Ti» (moderadora)
Nesta sessão, pretende-se esclarecer como funciona a Inteligência Artificial e qual a necessidade de criar tecnologia com capacidade de aprender autonomamente. Além disso, começaram a refletir sobre os possíveis impactos positivos e negativos nas sociedades: que problemas resolve, e quais cria?
Com: Bernardo Caldas, especialista em Inteligência Artificial
Esta sessão tem como objetivo desmistificar as tecnologias de IA e ensinar os participantes a usá-las com à-vontade. Em grupos, serão desafiados a identificar, desenvolver e promover um produto inovador com recurso a ferramentas de IA em cada etapa. As ferramentas, disponíveis sob supervisão dos especialistas convidados, vão desde as mais populares - como o Chat-GPT -, a programas especializados e complexos, como o Phind, V0, Synthesia, entre outras.
Com:
João Rocha e Melo, especialista em Inteligência Artificial Generativa
Leonid Kholkine, consultor principal e investigador em Inteligência Artificial
Tiago Godinho, consultor e formador em Inteligência Artificial Generativa
Com Bernardo Caldas, especialista em Inteligência Artificial
Neste último dia letivo, os participantes serão desafiados a pensar no futuro das nossas sociedades, tendo em conta tudo o que aprenderam durante a semana. A sessão debruçar-se-á sobre as vertentes onde se preveem maiores vantagens e desvantagens resultantes desta revolução digital, desde o mercado de trabalho à geopolítica. Em equipas, terão oportunidade de propor soluções para problemas do seu interesse, e aprender que estratégias têm sido adotadas na Comissão Europeia.
Com: Luís Viegas Cardoso, membro da task-force para a Competitividade da Comissão Europeia