Os impostos são um mal necessário ou um bem comum? Diogo Mendes e Filipa Galrão exploram o mundo dos impostos em Portugal: para que servem, como nos afetam e por que mexem tanto com as nossas carteiras.
Ninguém gosta de pagar impostos, mas todos querem ter acesso à saúde, à educação e ao progresso. Num país de ‘taxas e taxinhas’, resta saber como lidam os portugueses com as obrigações fiscais e contributivas.
O professor de Finanças analisa para onde vai o dinheiro que entregamos ao fisco, quanto pagamos em média ao longo da vida, e qual é a satisfação dos contribuintes com os serviços públicos que recebem em troca.
A dupla fala também sobre ‘moral tributária’ – a motivação (ou falta dela) para cumprir com o dever fiscal – e de como a ‘dívida pública de hoje são os impostos de amanhã’.
Portugal tem o 4º pior desempenho fiscal da OCDE, e isso levanta questões: quais são os impostos que mais pesam no Orçamento de Estado? O que significa ‘regressividade fiscal’? E que distorções a carga fiscal pode criar na economia? Entre conceitos e estudos recentes, há ainda espaço para dicas práticas sobre como pagar menos impostos... dentro da legalidade, claro.
Não perca este [IN]Pertinente e descubra as vantagens de se manter informado, sem pagar imposto.
«Tax Morale: What Drives People and Businesses to Pay Tax» (OCDE)
«Despesas dedutíveis no IRS» (Todos Contam, Plano Nacional de Formação Financeira)
«Benefícios de IRS para jovens» (Todos Contam, Plano Nacional de Formação Financeira)
«A taxa média do IVA em Portugal é semelhante à da área do euro, mas o imposto pesa mais no rendimento das famílias mais pobres» (Banco de Portugal)
«Porque é que aceitamos pagar impostos?» (revista Visão)
«Fundos Europeus. Quanto damos e quanto recebemos da UE?» (rádio Renascença)
«Portugal tem o quarto pior sistema fiscal da OCDE» (ECO)
«A curva de Laffer» (jornal Expresso)

4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.