Qual será o futuro da política num mundo dominado pela IA? Neste episódio, João Pereira Coutinho e Manuel Cardoso analisam as implicações de utilizar a inteligência artificial nas decisões políticas, do dia a dia aos contextos de guerra.
Numa época em que a inteligência artificial já é utilizada como apoio às decisões políticas, que riscos traz esta delegação de poder? Será que esta tecnologia, utilitarista e centrada em resultados, é compatível com os valores do Estado de Direito? E se a ‘neutralidade algorítmica’ não existe, poderá a IA estar a aprofundar desigualdades e formas de exclusão?
Com a automação a transformar o mercado de trabalho, o desemprego levanta desafios à estabilidade política e social, e à própria democracia, cujo apoio é influenciado pelas condições socioeconómicas.
Sobre o futuro, Henry Kissinger apontava dois caminhos possíveis: tornarmo-nos mais como as máquinas ou tornar as máquinas mais humanas. Estaremos preparados para fazer essa escolha?
Descubra a resposta a estas e outras questões neste episódio do [IN]Pertinente.
KISSINGER, Henry, Daniel Huttenlocher e Eric Schmidt, «A Era da Inteligência Artificial» (Don Quixote)
KISSINGER, Henry, Craig Mundie e Eric Schmidt, «Génesis - Inteligência Artificial, Esperança e Espírito Humano» (Dom Quixote)
OLIVEIRA, Arlindo, «A Inteligência Artificial Generativa» (FFMS)
RISSE, Mathias, «Political Theory of the Digital Age - Where Artificial Intelligence Might Take Us» (Cambridge U.P.)
VÁLERY, Paul, «O Governo da Máquina» (Orfeu Negro)
«Her - Uma História de Amor» (filme de Spike Jonze)

4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.