As mulheres em Portugal, hoje
Fique a conhecer os resultados do estudo “As mulheres em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e como se sentem”, uma colaboração entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a consultora de market intelligence PRM, coordenado por Laura Saigner e Alex Morell. Fruto de uma série de entrevistas realizadas durante o mês de maio de 2018 utilizando a metodologia cawi – Computer-assisted web interviewing, este estudo debruça-se sobre os mais variados temas relativos à realidade da vida das mulheres portuguesas, procurando respostas a questões como:
- Quantas mulheres se sentem felizes ou infelizes em Portugal? E em que aspetos? Que fatores mais influenciam esse sentimento?
- Será que ser mãe é um desejo de todas as mulheres? Quais os principais fatores que condicionam as mulheres na sua experiência da maternidade?
- Chegar a casa é fazer um novo turno de trabalho? Como funciona a partilha de tarefas domésticas e do cuidado dos filhos entre o casal? Têm as mulheres portuguesas tempo para si próprias?
- Quantas mulheres já sofreram de violência doméstica e de género? E de assédio no local trabalho?
Através deste estudo, relevante não só pelo vasto número de mulheres inquiridas (uma amostra de 2 428 mulheres, entre os 18 e os 64 anos, que deverão representar perto de 2,7 milhões de mulheres residentes em Portugal) como pela amplitude de temas acerca dos quais foram questionadas, poderá descobrir:
- as suas características, hábitos e atitudes perante a vida;
- a sua relação com a pessoa parceira, os filhos e as filhas;
- o trabalho pago e o trabalho não pago das mulheres em Portugal;
- a sua situação económica;
- o assédio moral no trabalho, o assédio sexual, a violência doméstica e de género que enfrentam as mulheres portuguesas;
e inúmeros outros aspetos que marcam a realidade da vida das mulheres em Portugal, com que a Fundação procura contribuir para fomentar uma reflexão crítica e construtiva sobre os papéis desempenhados pelas mulheres e pelos homens na sociedade portuguesa.