Qual o impacto da compra da Portugália e da privatização na eficiência da TAP? A criação da empresa Infraestruturas de Portugal foi uma medida economicamente viável? Como é que a acessibilidade rodoviária influencia a produtividade das regiões? Assista ao debate.
Desde a entrada de Portugal na CEE, a acessibilidade rodoviária melhorou em todas as regiões do país e a acessibilidade ferroviária aumentou em 10 NUTS III.
Partindo da realidade nacional, o estudo «Sistemas de Transportes em Portugal» analisa a evolução da eficiência dos transportes ao longo dos últimos 40 anos. Avalia também a forma como a produtividade das regiões foi influenciada pela melhoria ou redução da acessibilidade.
Este estudo olha ainda para o impacto de algumas decisões de política pública na eficiência do sistema de transportes português, como a privatização da TAP, a fusão das empresas REFER e Estradas de Portugal ou a atribuição dos modelos de concessão privada na rede de estradas.
Para debaterem esta evolução e as prioridades de investimento da próxima década, a Fundação desafiou Paulo Magina e Alfredo Marvão Pereira para se juntarem ao coordenador do estudo, Carlos Oliveira Cruz. A moderação é da jornalista e directora-adjunta do semanário «Expresso», Paula Santos.
Debates sobre os grandes temas que desafiam Portugal com os principais resultados de estudos inéditos da Fundação.