Conheça o impacto da inteligência artificial no dia-a-dia dos portugueses. Como é desenvolvida nas universidades? Como é aplicada na indústria e nas políticas públicas?
O interesse na aplicação da inteligência artificial tem crescido nos últimos anos de forma significativa, devido essencialmente ao aumento da capacidade computacional e à redução do seu custo. Apesar de muitos campos da ciência e da indústria terem vindo a aplicar a inteligência artificial, é possível afirmar que a sua adopção se encontra ainda no início.
Partindo de um novo relatório que analisa o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial em Portugal, a Fundação desafiou a directora da Fraunhofer Research Center for Assistive Information and Communication Solutions em Portugal e professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Liliana Ferreira, e a professora e ex-directora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Ana Sofia Carvalho, para reflectirem sobre as oportunidades existentes para o desenvolvimento da inteligência artificial no país. Participa também nesta sessão, um dos autores do relatório João Castro (professor na NovaSBE).
Este debate é realizado em inglês, com legendas em português.
Debates sobre os grandes temas que desafiam Portugal com os principais resultados de estudos inéditos da Fundação.