A
A
Carlos Moedas
Carlos Moedas
Conteúdos
Bio
É, desde 2014, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação sendo o principal responsável pelo Horizonte 2020, o maior programa-quadro da União Europeia para estas áreas, com um orçamento de quase 80 mil milhões de euros para financiar empresas nos países-membros.
Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (1993), foi durante cinco anos gestor de projetos no grupo Suez Lyonnaise des Eaux, em França, tendo, depois, seguido para a Harvard Business School, nos EUA, onde tirou um MBA. De regresso à Europa, trabalhou na área de fusões e aquisições do banco de investimento Goldman Sachs, em Londres, e mais tarde no Eurohypo Investment Bank, do grupo Deutsche Bank.
Em Portugal assumiu, a partir de 2004, a liderança da consultora imobiliária Aguirre Newman e quatro anos depois foi um dos fundadores da empresa de gestão de investimentos, Crimson Investment Management.
Em 2011, é nomeado secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro Passos Coelho, com a função de coordenar a ligação do Executivo à equipa da Troika. Três anos depois, deixa o Governo e segue para Bruxelas para integrar a Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker.
Foi condecorado com a Encomienda de Numero de Orden del Merito Civil (2015).

Última atualização: maio de 2018
Portuguese, Portugal