
5 Leituras #31, por Miguel Tamen: Um livro, um ensaio e três músicas
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
Maximes et Reflexions
La Rochefoucauld
(Em língua francesa)
La Rochefoucauld foi um dos maiores prosadores franceses. É um autor que é de grande ajuda a todos os que se sentem atraídos pela profissão de escritor: porque nos ensina constantemente a escrever o menos possível, e a não abrir muito a boca.
Structure
Artigo de John McPhee
(Em língua inglesa)
John McPhee é um grande jornalista e ensaísta. Este ensaio é sobre escrever ensaios e histórias, mas os ensaios mais conhecidos dele são sobre trabalhar numa central nuclear, ou num navio mercante, ou sobre geologia.
Bach: English Suites (1-6)
Murray Perahia
Embora normalmente eu ache que a música antiga deva ser tocada em instrumentos antigos, acho que muita da música de tecla de Bach ganha em ser tocada em instrumentos modernos. Murray Perahia é um dos maiores pianistas vivos: e as suites inglesas de Bach são, escuso de o dizer, uma obra-prima absoluta.
O bêbado pintor
Alfredo Marceneiro
Muitos dos grandes fados de Marceneiro são melodramas domésticos. Numa altura em que todos os fadistas parecem interessados em disfarçar-se de música do mundo, um melodrama doméstico é remédio santo para essas veleidades.
Mozart, Adagio and Fuge K 546
Hagen Quartet
Sempre achei que esta peça não muito conhecida de Mozart, escrita muito tarde, dispara em muitas direcções. A abertura francesa da primeira parte parece quase Brahms; e a fuga parece mesmo Bach. Havendo várias orquestrações, a para quarteto de cordas é a mais convincente.
O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.