Empresas privadas e municípios: dinâmicas e desempenhos
Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos aborda uma questão complexa e de suma relevância: conhecer de que forma a atuação das instituições municipais está associada ao nascimento, desempenho e morte das empresas privadas. A resposta que oferecemos recorre a um conjunto de dados muito alargado, em muitos casos tornados disponíveis e examinados de forma exaustiva pela primeira vez.
Este estudo pretende contribuir para o conhecimento da relação entre municípios e atividade empresarial com uma abordagem ao mesmo tempo sugestiva e promotora do debate público, apresentando quatro tipos distintos de contribuições:
- a descrição, no espaço e ao longo do tempo, de uma paisagem municipal muito variada em termos de dinâmica e desempenho empresarial;
- a divulgação e exposição de um conjunto de associações documentadas entre indicadores de contexto e as instituições municipais, por um lado, e a experiência das empresas privadas, por outro;
- testes concretos da relação causal entre instituições, dinâmica e desempenho das empresas;
- vários rankings de eficiência institucional dos municípios portugueses, apropriadamente corrigidos para diferentes fatores de contexto.
O equilíbrio entre progresso e equidade talvez nunca tenha sido tão urgente entre nós, portugueses. Mas a crise económica reacendeu no nosso país a urgência de oferecer oportunidades decentes de progresso a todos os seus cidadãos. Com este estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura contribuir para entender como a variedade social, económica e institucional dos municípios portugueses pode estabelecer uma relação virtuosa com a vida das empresas e, por extensão, promover a prosperidade futura dos portugueses.