Se acompanha o IN-Pertinente, saberá certamente que a economia se divide em duas grandes áreas de estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Mas será que a segunda vive sem a primeira?
Granularidade, networks (económicas) e as narrativas na economia são três mecanismos da chamada Nova Economia, e a conversa entre Mariana Alvim e José Alberto Ferreira vai explorá-los em detalhe, neste episódio.
A dupla traz à ‘antena’ não apenas a explicação teórica destes conceitos da macroeconomia, mas também exemplos reais: a chuva na Eslovénia que afetou a Autoeuropa em Portugal, a crise da indústria automóvel nos Estados Unidos que fez com que marcas concorrentes se protegessem umas às outras, os efeitos do ‘fenómeno Taylor Swift’ ou como um desenho num guardanapo e uma história bem contada desencadearam cortes de impostos na América.
Um único evento ou um único agente (uma empresa ou uma pessoa) – ou até uma simples história que se torna viral – pode ter grandes consequências macroeconómicas, chegando mesmo a ser capaz de originar uma recessão ou alavancar o crescimento da economia.
Livros
Narrativas Económicas:
Shiller, R. J. (2019). Narrative economics: How stories go viral and drive major economic events. Princeton University Press.
Sobre a economia da indústria musical:
Krueger, A. B. (2019). Rockonomics: A backstage tour of what the music industry can teach us about economics and life. Currency.
Artigos científicos
Networks (redes) de produção:
Carvalho, V. M., & Tahbaz-Salehi, A. (2019). «Production networks: A primer. Annual Review of Economics», 11, 635-663.
Acemoglu, D., Carvalho, V. M., Ozdaglar, A., & Tahbaz-Salehi, A. (2012). «The networkorigins of aggregate fluctuations. Econometrica», 80(5), 1977-2016.
Grandes empresas e granularidade:
Giovanni, J., Levchenko, A. A., & Mejean, I. (2014). «Firms, destinations, and aggregate fluctuations». Econometrica, 82(4), 1303-1340.
Gabaix, X. (2011). «The granular origins of aggregate fluctuations». Econometrica, 79(3), 733-772.
Links úteis
O famoso guardanapo com a Curva de Laffer, no Smithsonian
A importância da NOKIA para a Finlândia
O testemunho do CEO da Ford Alan Mulally, ao Congresso dos EUA, em novembro de 2008, no qual explica como o colapso da concorrência poria em causa a existência da própria Ford.
As chuvas na Eslovénia e a Autoeuropa
Uma radiografia das empresas portuguesas (e a importância das grandes)
4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.