A Educação em Exame
Fique a conhecer os resultados do projeto aQeduto: avaliação, qualidade e equidade em educação, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Educação e da Fundação Francisco Manuel dos Santos que teve início em dezembro de 2015. O projeto teve o propósito de contribuir para um debate público, sustentado em evidência científica, no domínio da educação, e debruçou-se sobre a informação estatística proveniente do PISA – Programme for International Student Assessment (2000, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2015).
A interpretação destes resultados permitiu um aprofundamento da análise do sistema educativo português e da sua posição no plano internacional, especialmente quando combinados com os dados provenientes dos questionários de contexto. A partir da informação disponível, procurou-se explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, e quais os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos últimos quinze anos:
- O papel das alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias
- O papel das mudanças na organização escolar;
- O papel das variações nas condições económicas e sociais do país.
Além dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, conheça também:
- Quem são e o que pensam esses alunos;
- O seu contexto familiar;
- A sua realidade socioeconómica;
- A dimensão e o impacto do insucesso escolar, bem como as possíveis formas de o combater;
- O perfil dos professores portugueses;
- As medidas com impacto positivo e negativo numa escola;
- As reformas políticas na Educação e o seu impacto;
entre muitos outros aspetos fundamentais da Educação em Portugal. Ao dar-lhe a conhecer os resultados deste projeto e do estudo “Porque Melhoraram Os Resultados PISA Em Portugal?” coordenado por Ana Sousa Ferreira, Isabel Flores e Teresa Casas-Novas, a Fundação procura contribuir não só para o conhecimento da realidade da Educação portuguesa, mas também para a qualidade da discussão pública sobre o futuro do setor e do país.