O Ensino do Português
Nº. 1 JUNHO 2010
Em "O Ensino do Português", salienta-se a existência de uma certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no ensino, desde 2003, reflectiu-se nos curricula, fomentando de forma leviana a rivalidade entre "velho" (o que não é bem-vindo e não tem carácter lúdico) e "novo" (o que é privilegiado por ser recreativo), com a consequente alteração de vocabulário e de valores que caracterizam a "mudança" instituída e a validam acriticamente como certa.
Assim, exigência, força de vontade, desejo de ultrapassar a dificuldade, de compreender e de saber foram substituídos em bloco pela convivência com a facilidade e o sucesso garantido, mais não visando que a obtenção de metas estatísticas. Esta situação atingiu todas as matérias escolares, em particular a disciplina de Português, na qual se privilegiam insensatamente o texto informativo e o texto utilitário, bem como a linguística descritiva e tecnicista, em detrimento da literatura e da gramática normativa, respectivamente.
Não podem os professores, em cuja competência os alunos depositam confiança, permitir que o ensino continue refém dos ditames de "especialistas da educação", cujas teorias conduziram, na prática, à degradação da Escola Pública.
Uma edição FFMS e Relógio d'Água.
Edição de 2010
Em "O Ensino do Português", salienta-se a existência de uma certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no ensino, desde 2003, reflectiu-se nos curricula, fomentando de forma leviana a rivalidade entre "velho" (o que não é bem-vindo e não tem carácter lúdico) e "novo" (o que é privilegiado por ser recreativo), com a consequente alteração de vocabulário e de valores que caracterizam a "mudança" instituída e a validam acriticamente como certa.
Assim, exigência, força de vontade, desejo de ultrapassar a dificuldade, de compreender e de saber foram substituídos em bloco pela convivência com a facilidade e o sucesso garantido, mais não visando que a obtenção de metas estatísticas. Esta situação atingiu todas as matérias escolares, em particular a disciplina de Português, na qual se privilegiam insensatamente o texto informativo e o texto utilitário, bem como a linguística descritiva e tecnicista, em detrimento da literatura e da gramática normativa, respectivamente.
Não podem os professores, em cuja competência os alunos depositam confiança, permitir que o ensino continue refém dos ditames de "especialistas da educação", cujas teorias conduziram, na prática, à degradação da Escola Pública.
Uma edição FFMS e Relógio d'Água.
Edição de 2010
Mais detalhes
Dimensões
7 × 130 × 200 mm
Nº ISBN
978-989-8424-00-6
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