O cérebro é o centro de comandos do corpo humano. Controla todas as funções do organismo, da respiração, aos ritmos cardíacos até à coordenação dos movimentos. Sem os seus cerca de 86 mil milhões de neurónios, dificilmente teríamos consciência do mundo que nos rodeia.
É graças a ele que sentimos emoções, pensamos, guardamos memórias, fazemos planos e resolvemos problemas. E não é por acaso que associamos uma lâmpada à imaginação e criatividade: o funcionamento do cérebro produz o equivalente a uma potência elétrica de 25 watts.
Nas últimas quatro décadas, o conhecimento sobre este órgão aumentou exponencialmente – muito devido aos avanços tecnológicos na área da neuroimagiologia. Isto permitiu um grande desenvolvimento em domínios como as Neurociências, as Ciências do Comportamento e a Neurologia.
As descobertas científicas confirmaram uma suspeita: o cérebro é a “máquina” mais complexa que existe. O que complica o seu estudo e deixa por desvendar inúmeros mistérios.
Neste Fronteiras XXI, explorámos os limites das capacidades do cérebro humano, a sua inteligência, criatividade e memória. Conta, ainda, com entrevistas exclusivas ao neurocientista português que dirige o maior centro de pesquisa sobre o cérebro do mundo, Rui Costa, ao perito em plasticidade cerebral, Michael Merzenich, e à professora de neuroimagiologia, Georgina Rippon.
Sociedade Portuguesa de Neurociências
Brain and Creativity Institute
"A Neurobiologia do Comportamento Social"
Descubra os mistérios da estrutura mais complexa do Universo
“As redes sociais estão a prejudicar a qualidade de vida.” Palavra do neurocientista António Damásio
O regresso da Telescola: O passado e o presente do ensino a distância
Três estratégias para o sucesso no estudo
Arlindo Oliveira: “Haverá alguma vez mentes digitais com inteligência superior à humana?”
"Até ao fim do século será inevitável conviver com outras entidades inteligentes"
A Inteligência Artificial está a mudar os modelos de aprendizagem
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia selecionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.
Ao longo de 90 minutos, discutem-se temas que marcam a atualidade, mas também outros, menos mediáticos, que afetam o dia a dia dos portugueses para falar do presente a pensar no futuro.