A
A
Imagem do livro «O Essencial da Política Portuguesa»

O Essencial da Política Portuguesa

Os portugueses e o mundo acreditaram. O regime saído do golpe de Estado de 25 de abril de 1974 seria o motor auspicioso da transição de Portugal para a democracia, prenunciando um projeto coletivo de liberdade e igualdade, na linha das sociedades liberais contemporâneas. Quase 50 anos depois, a política portuguesa mantém características únicas, que importa conhecer.
3 min
Um retrato aprofundado da política nacional e da qualidade da democracia

Quase cinco décadas após a revolução, apagados os holofotes da aten­ção internacional, a política portuguesa equipara-se, em virtudes e insuficiências, à de qualquer outra sociedade europeia, enfrentando desafios semelhantes aos das sociedades mais avançadas do mundo. Mantém, contudo, singularidades assinaláveis, que a definem e ameaçam, e que importa examinar e dar a conhecer.

O Essencial da Política Portuguesa oferece uma panorâmica ímpar, atual e sistematizada, sobre o país e o seu sistema político. Originalmente publicado pela Oxford University Press, este livro reúne contributos dos melhores investigado­res nacionais e internacionais, que abordam a democrati­zação portuguesa desde a década de 1970, as instituições políticas, o envolvimento dos eleitores e a política de mas­sas, os partidos e o sistema partidário, a contestação e os movimentos sociais, a governação e as políticas públicas, a participação na União Europeia e a política externa e de defesa de Portugal.

Uma obra que desenha a traço fino o retrato da política nacional.

Ao promover a tradução para língua portuguesa deste livro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura disponibilizar uma obra que marcará certamente as ciências sociais em Portugal, permitindo que se retirem aprendizagens sobre o funcionamento e a qualidade da democracia no país.

Este livro está à venda no site da Tinta da China, com 10% de desconto. Veja aqui

«O Essencial da Política Portuguesa» tem a ambição de se tornar a obra de referência sobre Portugal e o seu sistema político. Esperamos que cientistas políticos, economistas, historiadores e sociólogos tirem partido da profusão de dados e conhecimentos reunidos neste volume e encontrem nele incentivos para incluírem Portugal nos seus estudos.
Equipa
Portuguese, Portugal