A
A

Press Releases

MEDIA
Press Releases
18
dezembro
2022
Pordata divulga dados que formam um retrato das migrações em Portugal
Quem são e de onde vêm os estrangeiros que vivem em Portugal? De que forma contribuem para a natalidade? E qual o perfil dos portugueses que optam por emigrar? Que impacto têm os vistos Gold e os pedidos de asilo no nosso país? E como se comparam os rendimentos dos portugueses com os dos estrangeiros residentes em Portugal?

Que a questão demográfica é o grande desafio de Portugal para as próximas décadas, parece ser a opinião consensual dos especialistas. Uma das soluções de curto-prazo mais citadas é a atração da imigração. Tem o saldo migratório sido robusto o suficiente para mitigar as consequências da perda de população em Portugal? Num país a encolher e a envelhecer, e onde a natalidade tem vindo a diminuir, como pode Portugal inverter uma tendência que põe em causa a sua própria sustentabilidade?

PDF 675(KB)
05
dezembro
2022
Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos analisa ética na política e a perceção de cidadãos e políticos
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta “Ética e integridade na política: perceções, controlo e impacto”, um estudo que procura compreender como podemos melhorar a ética e a integridade na vida política. Coordenada por Luís de Sousa e Susana Coroado, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, esta é uma investigação inédita em Portugal, pois compara as opiniões de cidadãos comuns com as dos seus representantes políticos: deputados e autarcas.

PDF 139(KB)
14
novembro
2022
Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos analisa atividade das entidades reguladoras em Portugal
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) lança “O Estado-Regulador em Portugal: Evolução e Desempenho”, um estudo que analisa o funcionamento, a independência e a politização das entidades reguladoras no desempenho de funções essenciais delegadas pelo Estado, nomeadamente a supervisão de setores económicos como a energia e as comunicações, e a garantia da concorrência. Coordenado por Ana Lourenço, da Católica Porto Business School, o estudo será apresentado no dia 14 de novembro no site da FFMS, às 09h00,

PDF 127(KB)
17
outubro
2022
Pordata divulga dados que retratam a pobreza em Portugal e na Europa
Depois de dois anos em que a pandemia da Covid-19 teve um forte impacto negativo nas economias mundiais, a Europa enfrenta agora uma guerra no seu território, o que veio agravar a tendência inflacionária que já se vinha registando e ameaçar o abastecimento de energia nos países europeus. Esta é mais uma crise global, que atinge de forma muito particular as camadas mais vulneráveis da sociedade, acelerando a degradação de uma situação já precária.

Portugal, que já vinha registando uma tendência preocupante no que diz respeito ao aumento da pobreza, também tem sido afetado pelo panorama atual, que não apenas dificulta a melhoria desta situação, como também a agrava. É isto que demonstram os dados reunidos e destacados pela Pordata, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

PDF 357(KB)