A
A

Professores à beira de um ataque de nervos?

45 min
Ver episódio

Quais são os prós e os contras do fecho das escolas durante o confinamento? E que respostas e desafios enfrentam os professores no ensino a distância? Um debate com Paulo Guinote, autor do livro «Quando as Escolas Fecharam» e os professores José Morgado e Paulo Prudêncio. A moderação é da jornalista Catarina Carvalho.

O fecha/não fecha das escolas tornou-se um dos assuntos mais importantes desta pandemia. Polémico qb, abrangente sem dúvida. E não só em Portugal. Os prós e os contras do fecho das escolas, as aulas à distância, a pressão que isso coloca nos professores, pais e alunos é uma das principais linhas de discussão à volta das decisões de confinamento.
Muito se tem falado dos alunos: como vão recuperar do tempo perdido, como resolver a situação dos mais desfavorecidos na escola? Neste debate, o foco está nas questões que poucas vezes se colocam: os bastidores do ensino. Que papel têm os professores, eixo central dessa nova vida de ensino a distância. Como se prepararam? O que falhou ou não no planeamento, ou na boa vontade que sobra. E para que ensino caminhamos se esta situação se eternizar?

Como avalia este conteúdo?
A sua opinião é importante.
No votes yet
98
Episódios
1
Imagem da Praça da Fundação «O que mudou na indústria musical protuguesa?», na Feira do Livro de Lisboa
O que mudou na indústria musical portuguesa?

Será que a conjugação entre os formatos digitais e a explosão da internet explica tudo? Os concertos são cada vez mais a tábua de salvação dos criadores musicais portugueses? Quais...

49 min
Saber mais

Será que a conjugação entre os formatos digitais e a explosão da internet explica tudo? Os concertos são cada vez mais a tábua de salvação dos criadores musicais portugueses? Quais...

49 min
Saber mais
2
Imagem da Praça da Fundação «Como deveria ser a ciência em Portugal?» na Feira do Livro de Lisboa
Como deveria ser a ciência em Portugal?

Porque fazemos a ciência que fazemos? Como decidir que ciência apoiar? Com que dinheiro? O que é preciso mudar no sistema científico português? Como valorizar as profissões...

49 min
Saber mais

Porque fazemos a ciência que fazemos? Como decidir que ciência apoiar? Com que dinheiro? O que é preciso mudar no sistema científico português? Como valorizar as profissões...

49 min
Saber mais
3
Imagem da Praça da Fundação «Um museu fechado pela COVID-19: uma abertura à reinvenção», na Feira do Livro de Lisboa
Um museu fechado pela COVID-19: uma abertura à reinvenção?

Que novas metodologias de trabalho foram necessárias para esta reinvenção? Qual foi a estratégia de comunicação adotada? Para que conteúdos? E com que adaptação por parte da equipa...

49 min
Saber mais

Que novas metodologias de trabalho foram necessárias para esta reinvenção? Qual foi a estratégia de comunicação adotada? Para que conteúdos? E com que adaptação por parte da equipa...

49 min
Saber mais
4
Imagem da Praça da Fundação «Avós e netos: uma ligação única?»
Avós e netos: uma ligação única?

Sabia que os netos tendem a ser mais próximos das avós maternas? E que a adolescência não degrada a visão que os netos têm dos avós, apesar destes se sentirem subalternizados pelos...

49 min
Saber mais

Sabia que os netos tendem a ser mais próximos das avós maternas? E que a adolescência não degrada a visão que os netos têm dos avós, apesar destes se sentirem subalternizados pelos...

49 min
Saber mais
Praça da Fundação, debates da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Série
Debate
102EPISÓDIOS
2020

Novos livros, novos debates. Um encontro de escritores e especialistas que trazem novos olhares sobre grandes temas. 

Ler menos