Lembra-se de ser adolescente? Governado por hormonas e moldado por pressões sociais, muitas vezes tentava entender o que se passava na sua cabeça? Este é também o trabalho de Sarah-Jayne Blakemore, cientista que tem vindo a descobrir que o cérebro adolescente é, de facto, diferente.
Novas técnicas de imagiologia e várias experiências têm revelado como se desenvolve o córtex – a parte executiva do cérebro que lida com funções como o planeamento, consciência de si próprio, análise de consequências e escolhas. Parece que estas regiões se desenvolvem mais lentamente durante a adolescência e, de um modo fascinante, no que diz respeito à assunção de riscos, pressão dos pares e aprendizagem.
Como funciona afinal o cérebro adolescente? Serão os adolescentes efectivamente mais impulsivos? Será o seu comportamento, que muitas vezes parece incompreensível, moldado, acima de tudo, por mudanças cerebrais? Sarah-Jayne Blakemore, famosa neurocientista especializada no desenvolvimento do cérebro adolescente, conversa com Maria Manuel Mota, cientista portuguesa.
Esta conferência é uma ocasião de homenagem da Fundação Francisco Manuel dos Santos ao Prof. Doutor João Lobo Antunes, no primeiro aniversário da sua morte.
Todos os anos, um mês dedicado à Ciência e à Educação. Com entrevistas e debates com grandes figuras internacionais e nacionais, que trazem ao público as últimas investigações científicas e novidades na aprendizagem. Do universo, à biologia, do cérebro à alimentação, passando pela leitura ou pela capacidade da memória.