A escola promove ou mata a criatividade? Será função da escola promover a criatividade? Como pode a escola desenvolver competências ou aptidões que se possam dizer criativas? E como deve a escola mudar para alcançar esse objetivo? A chamada flexibilização curricular, em concretização no nosso país, pode ser considerada um instrumento ao serviço deste desígnio? Estar-se-á a promover a criatividade?
Daisy Christodoulou, uma especialista inglesa em educação, coloca e debate a questão com Rui Lima: inovação e criatividade, podemos ensiná-las? A inovação é um elemento vital das economias e sociedades do século XXI, e os sistemas de educação pelo mundo fora procuram ensinar aos alunos como serem criativos e inovadores para que possam triunfar no mundo moderno. O que nos dizem os estudos acerca deste objetivo? Podem as escolas ajudar a desenvolver a criatividade, e se sim, como?
Todos os anos, um mês dedicado à Ciência e à Educação. Com entrevistas e debates com grandes figuras internacionais e nacionais, que trazem ao público as últimas investigações científicas e novidades na aprendizagem. Do universo, à biologia, do cérebro à alimentação, passando pela leitura ou pela capacidade da memória.