Com a pandemia da Covid-19, o digital tornou-se no principal elo de ligação entre familiares e amigos, na única ponte para se aceder ao trabalho e à escola de forma remota e na mais importante ferramenta de gestão de negócios e de governação.
Uma transição acelerada que exigiu uma adaptação rápida e um investimento por parte das empresas, famílias e das instituições administrativas. Em Portugal, o domínio “.pt” cresceu 23%, em 2020, com uma média de 400 novos registos por dia.
Mas nem todos conseguiram em poucos meses acompanhar uma transformação tecnológica que se previa em anos. Segundo o Parlómetro de 2020, 22% dos portugueses ainda não usam Internet em casa e 5% não têm acesso à web.
Terá a transição digital acentuado as desigualdades sociais e económicas? Estará Portugal em condições de competir numa economia cada vez mais intangível? Que áreas da vida estão a ser afetadas pela progressiva desmaterialização associada ao digital? Haverá saltos qualitativos a registar?
Neste Fronteiras XXI debatemos o impacto do digital nas nossas vidas, na sociedade, na economia e na forma como se governam os países. Tivemos, ainda, entrevistas com peritos internacionais, como o Diretor do Human Nature Lab da Universidade de Yale (EUA), Nicholas Christakis, e com o empresário canadiano Don Tapscott.
Plano de Ação para a Transição Digital 2020
Iniciativa Nacional para as Competências Digitais 2030
Luísa Ribeiro Lopes: "Em 2021, o desafio é digital e o propósito humanista"
Maria Luísa Lima: "As relações online matam a fome mas não alimentam"
E agora? É hora de olhar a sério para a urgência da inclusão digital
Transição digital pode dar "vaga de oportunidades" a Portugal
O que sobreviverá da transformação digital forçada
A transformação digital passa também por uma mudança cultural
Liberdade e digital: a perspectiva empresarial
Proposta de Regulamento sobre a Abordagem Europeia para a Inteligência Artificial
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia selecionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.
Ao longo de 90 minutos, discutem-se temas que marcam a atualidade, mas também outros, menos mediáticos, que afetam o dia a dia dos portugueses para falar do presente a pensar no futuro.