Numa Europa cada vez mais envelhecida fala-se numa “invasão” de imigrantes, mas apenas 11% da população da União Europeia nasceu noutros continentes. De onde chegam e o que procuram estas pessoas? São uma ameaça ou podem ser uma solução para a sobrevivência social e económica de alguns estados-membros?
Em Portugal, sem migrações, passaremos dos atuais 10,4 para apenas 7,8 milhões em 2060. Pode o país morrer de velho? Que diferença fará a chegada e partida de pessoas nas próximas décadas? Neste episódio de Fronteiras XXI será apresentado um estudo inédito que prevê o enorme impacto das migrações para o futuro do país, a revitalização da economia ou para o sistema de pensões da Segurança Social.
Um estudo inédito da FFMS mostra o impacto das migrações em Portugal
Francisco Assis comenta o estudo sobre migrações na Renascença! Ouça aqui!
Henrique Monteiro sobre "Migrações: a radicalidade da fraternidade humana"
Refugiados e entradas na Europa: Países e principais rotas
Relatório Oficial da Emigração Portuguesa 2015
António Araújo escreve sobre as Memórias de Sebastião Salgado
Opinião: "Os portugueses e a imigração"
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia selecionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.
Ao longo de 90 minutos, discutem-se temas que marcam a atualidade, mas também outros, menos mediáticos, que afetam o dia a dia dos portugueses para falar do presente a pensar no futuro.