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Os tempos na escola, um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Os tempos na Escola

A carga horária letiva em Portugal é maior ou menor do que noutros países? Os tempos letivos em Portugal têm-se mantido nas últimas décadas ou houve alterações assinaláveis? E em que sentido? Encontre a resposta a estas e outras questões no estudo “Os tempos na Escola”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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A preocupação com o estudo dos tempos letivos ganhou uma nova dimensão com o debate criado em torno das avaliações internacionais, como as do Programme for International Student Assessment (PISA) e do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), e dos resultados que as mesmas deram a conhecer. Ao revelarem grandes diferenças nos desempenhos alcançados pelos alunos dos países abrangidos, estas publicações acentuaram a necessidade de se perceber quais são os fatores relacionados com os sistemas educativos e com as escolas que se mostram decisivos na determinação dessa diversidade, colocando a ênfase nos estudos comparativos.

Os tempos letivos surgem, assim, entre as variáveis indicadas como podendo ter algum peso nos diferentes resultados encontrados nas avaliações internacionais. Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos procura assim compreender a realidade portuguesa no que diz respeito a esta mesma variável, debruçando-se sobre questões como:

 

  • quanto tempo passam os alunos portugueses nas escolas
  • qual a carga horária de cada uma das várias áreas disciplinares do ensino em Portugal
  • a evolução dos tempos letivos em Portugal
  • como se compara a realidade portuguesa com a de outros países, não só quanto à carga horária em geral, mas também quanto ao tempos letivos das várias áreas disciplinares.
Uma análise dos níveis e anos de escolaridade revela-nos que no ISCED 1 (ensino primário) há uma superioridade de tempos letivos em Portugal, em relação aos outros países. Só o Luxemburgo está à frente do nosso país e, mesmo o Reino Unido (Irlanda) e a Noruega, com mais anos neste nível de ensino, têm uma menor carga horária.
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