Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico
A aprendizagem da leitura implica, para a esmagadora maioria dos sujeitos, um processo de ensino sistemático e muito prolongado, que vai muito além do ensino do princípio alfabético. Ler não constitui um ato natural, mas sim um ato social e uma competência complexa que resulta da integração de diversas outras competências. Este importantíssimo ato social resulta, por conseguinte, para a esmagadora maioria das pessoas, de outro ato social de não menos importância e significado: o ensino. Não por acaso, governos de todo o mundo têm feito grandes esforços ao longo do século XX e do século XXI para fornecer às suas crianças condições mínimas de acesso à leitura e aos livros. A imposição da escolaridade obrigatória constitui um elemento central deste esforço, bem como a criação de bibliotecas de acesso fácil, como é o caso, por exemplo, das bibliotecas ambulantes. Mais recentemente, o acesso aos computadores e à Internet alargaram extraordinariamente a oferta e o acesso.
O projecto «Ensino da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores», do qual nasce este estudo da Fundação, foi desenvolvido a partir do reconhecimento de que a evolução das crianças na área da leitura está fundamentalmente dependente da quantidade e da qualidade do ensino a que estiverem sujeitas. Sendo inquestionável que há outros fatores, como, por exemplo, a estimulação familiar, que influenciam significativamente esta evolução, não é menos certo que o ensino e os professores são ainda mais relevantes para as crianças que são menos estimuladas em casa. O objetivo geral do projeto foi o de investigar a preparação dos professores portugueses do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área do ensino da leitura, especificamente:
- a perceção dos professores relativamente aos grandes modelos e métodos de ensino da leitura
- os fatores e situações (formação inicial, aprendizagens realizadas com colegas) que, no entender dos participantes, mais influenciaram a sua atual forma de ensinar
- a forma como percecionam os seus conhecimentos para o ensino da leitura
- os conhecimentos disciplinares que efetivamente possuem para o ensino da leitura
- as atividades que realizam tipicamente num bloco de duas horas de Língua Portuguesa
- a formação na área da leitura que está atualmente a ser dada aos futuros professores do 1.º Ciclo, nas universidades e institutos politécnicos nacionais
O conhecimento que resulta deste projeto, e cuja divulgação a Fundação Francisco Manuel dos Santos aposta, permite identificar áreas fortes e áreas fracas na formação e na ação dos professores, contribuindo, assim, para um conhecimento mais profundado, por parte do público interessado e dos decisores políticos, da realidade do ensino da leitura no 1º ciclo de escolaridade, do qual poderão decorrer ideias para melhoria das práticas de ensino e de formação.